Oportunidade

Instituto Somos oferece bolsas a alunos de baixa renda da rede pública

Candidatos concorrem a 223 vagas em 143 escolas de ensino médio parceiras da rede, distribuídas por 19 estados; inscrições seguem até 31 de agosto

EuEstudante
postado em 25/08/2022 16:09 / atualizado em 29/08/2022 16:21
 (crédito: Santi Vedrí/Unsplash)
(crédito: Santi Vedrí/Unsplash)

A Cogna Educação está com inscrições abertas para o Somos Futuro, programa de bolsas de estudo integrais destinado a alunos de escolas públicas de baixas renda. As oportunidades são oferecidas pelo Instituto Somos Educação. Para o processo seletivo de 2023, as inscrições devem ser realizadas até 31 de agosto. Para participar, é preciso estar no 9º ano do ensino fundamental II, em escola pública, e ter bom desempenho acadêmico.

Serão disponibilizadas 223 bolsas de estudo para os três anos do ensino médio, em uma das 143 escolas parceiras do Somos Educação, distribuídas por 98 cidades de 19 estados. Um dos requisitos para concorrer a uma vaga é ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos.

“O Somos Futuro foi muito importante para mim e para minha família. Eu não tinha esperança de ser aprovada na USP e agora me sinto muito enobrecida por essa conquista”, afirma Valéria Gomes Cardoso, participante do programa, que estudou no Colégio Alicerce e agora cursa fonoaudiologia na Universidade de São Paulo (USP).

Os interessados precisam preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, além de enviar dois vídeos. No primeiro, o candidato deve relatar a sua história; no outro, precisa contar como a família irá apoiá-lo na jornada de aprendizagem. O processo de seleção tem quatro etapas eliminatórias:

  1. Análise socioeconômica;
  2. Avaliação acadêmica on-line;
  3. Entrevista on-line com voluntários do Instituto;
  4. Entrevista com alunos e responsável (is) na escola escolhida.

“Ao contribuir para o acesso à educação de qualidade, por meio do Somos Futuro, estamos colaborando para a redução das desigualdades sociais em várias regiões do Brasil, levando oportunidades e ampliando possibilidades para que esses jovens possam sonhar e ter um futuro melhor”, ressalta o presidente do Instituto Somos, Mario Ghio.

Os candidatos aprovados iniciarão o ano acadêmico de 2023 em uma das escolas parceiras do programa, com isenção de 100% das mensalidades e oferta de materiais didáticos. A bolsa vale pelos três anos do ensino médio.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação