PESQUISA

Defasagem escolar é considerada o maior desafio da educação por educadores

Pesquisa mostra que 7 em cada 10 educadores concordam com a afirmação, os depoimentos foram colhidos pelo Instituto Educbank de Educação e Cultura. Além disso, 78% dos educadores acreditam na contínua integração da tecnologia nas escolas

Eu Estudante
postado em 18/10/2022 09:15 / atualizado em 17/10/2022 09:15
 (crédito: Kelly Sikkema/Unsplash)
(crédito: Kelly Sikkema/Unsplash)

Pesquisa realizada pelo Instituto Educbank de Educação e Cultura, organização social atuante no setor de educação básica no Brasil, mostra que para 7 em cada 10 gestores educacionais a garantia do reforço escolar a estudantes que não aprenderam no modelo remoto emergencial é considerado o maior desafio para o futuro da educação. 

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 evidenciaram o impacto da pandemia na defasagem da aprendizagem devido ao longo período de fechamento das escolas. Sendo a região Norte a mais afetada.

O estudo da Educbank revela que, além dos impactos negativos causados pela crise sanitária, 71% dos entrevistados acreditam que o principal problema enfrentado na gestão pedagógica começa no despreparo e na má formação dos educadores da área, colocando em xeque o sistema de preparação no ensino superior. Mostra, ainda, que 65% dos professores consideram o constante estudo das novidades uma forma de melhorar a vivência escolar dos alunos na área da educação como o maior desafio.

A pesquisa foi baseada no relatório Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Entre maio e julho de 2022, foram coletadas mais de 1,5 mil respostas de profissionais do setor público (54%) e privado (46%), sendo 68% professores e 32% gestores educacionais. Cada educador poderia escolher duas alternativas de resposta como as mais importantes.

De acordo com a diretora acadêmica e coordenadora da pesquisa, Lara Crivelaro, 52 anos, compreender a realidade vivida pelos atores é importante para contribuir com a evolução da educação no Brasil.

 

A diretora acadêmica e coordenadora da pesquisa, Lara Crivelaro, afirma que é preciso focar em romper o ciclo vicioso da formação de educadores despreparados
A diretora acadêmica e coordenadora da pesquisa, Lara Crivelaro, afirma que é preciso focar em romper o ciclo vicioso da formação de educadores despreparados (foto: Isla Motta/Educbank)

Para ela, o cenário atual evidencia como a educação foi desconsiderada e contribui para a defasagem escolar. “A tendência é continuar reproduzindo uma educação pautada na desigualdade social”, comenta. Crivelaro afirma que investir em políticas públicas destinadas à formação de professores é a principal forma de colaborar com o aumento da qualidade do ensino oferecido nas escolas do país.

“O nosso desafio é grande. No momento, precisamos focar em romper o ciclo vicioso da formação de educadores despreparados. Com essas mudanças, será possível observar, no futuro, como a educação de qualidade afeta diversas dimensões da sociedade, acabando com as desigualdades no ensino”, completa a coordenadora da pesquisa.

Confira mais resultados
  • Gráfico com tipo de instituição de ensino e posição na escola E-book da "Pesquisa com Educadores: Perspectivas sobre educação brasileira"
  • Gráfico com a porcentagem das respostas a uma das três perguntas perguntas-chave do relatório da UNESCO sobre o futuro da educação E-book da "Pesquisa com Educadores: Perspectivas sobre educação brasileira"
  • Gráfico com a porcentagem das respostas a uma das três perguntas perguntas-chave do relatório da UNESCO sobre o futuro da educação E-book da "Pesquisa com Educadores: Perspectivas sobre educação brasileira"
  • Gráfico com a porcentagem das respostas a uma das três perguntas perguntas-chave do relatório da UNESCO sobre o futuro da educação E-book da "Pesquisa com Educadores: Perspectivas sobre educação brasileira"
  • Gráfico com a porcentagem da gestão financeira nas instituições de ensino privado e público E-book da "Pesquisa com Educadores: Perspectivas sobre educação brasileira"

Formação Docente

Manter-se atualizado também é debatido na questão a respeito de medidas e alternativas para melhorar a educação brasileira, com 57% dos entrevistados respondendo que deve ser criado um novo marco legal de valorização e garantia de qualidade docente, incluindo a residência pedagógica.

Tecnologia

O tema aparece com destaque em diversas questões da pesquisa, na qual, 78% dos professores consideram que o maior desafio futuro que os docentes devem enfrentar residem nas rápidas alterações que o avanço da tecnologia está produzindo na sociedade.

Na mesma proporção, 78% defendem a permanência da integração da tecnologia como recurso pedagógico e democrático na educação.

Conteúdo e Metodologia

Para 65% dos educadores entrevistados, o plano da educação no Brasil deve criar modelos de ensino pautados na criatividade, inovação, pesquisa, projetos e protagonismo dos alunos.

Já 67% enxergam a necessidade de desassociar a qualidade de ensino com excesso de conteúdo. Outros 66% identificam que o principal tema a ser trabalhado dentro da gestão escolar é o planejamento de aulas mais práticas e de impacto aos estudantes, buscando colaborar com a melhoria da qualidade educacional.

Gestão Financeira

Na rede privada de ensino básico, 61% dos gestores consideram a inadimplência escolar, atrasos de pagamento e baixo capital de giro das escolas o motivo da dificuldade da gestão financeira. Outros 37% enxergam como maior problema o acesso a crédito por instituições atuantes como parceiras financeiras e não como credoras.

Dentro da rede pública, 60% dos gestores afirmaram que a falta de orçamento para investir em espaço físico e expansão de atividades como a principal barreira na gestão financeira.

Família e Escola

Para 67% dos professores entrevistados, o envolvimento das famílias na educação de seus filhos e filhas é o principal tema que precisa ser enfrentado pela equipe docente. Além disso, para 47%, desenvolver projetos que envolvam as famílias efetivamente na educação de seus filhos é vista como uma atividade desafiadora.

Por fim, 25% dos gestores entendem que é necessário que se desenvolva projetos que estimulem o envolvimento das famílias com a escola para ambos colaborarem com a melhoria da qualidade educacional.

 

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