PESQUISA

Conheça feiras científicas para participar no Dia da Ciência e Cultura

Feiras científicas estão com inscrições abertas em todo o país e são oportunidade para jovens pesquisadores apresentarem projetos que podem mudar a sociedade

Eu Estudante
postado em 01/11/2022 17:41
 (crédito: Caio Gomez)
(crédito: Caio Gomez)

As feiras de ciências têm o poder de despertar nos estudantes a curiosidade, o interesse e o talento pela pesquisa científica. Elas abrem as portas do mundo acadêmico e ajudam os alunos a desenvolver habilidades e competências. As feiras serão realizadas on-line e em São Paulo, Novo Hamburgo (RS), Pernambuco e Jaraguá do Sul (SC). A agência de notícias da Confederação Nacional das Indústrias preparou lista com as feiras nacionais mais populares para o Dia da Ciência e Cultura, celebrado em 5 de novembro. Confira:

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace)

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) é uma grande oportunidade para mostrar o seu talento nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (Steam). O evento ocorre na Universidade de São Paulo (USP) e está na 21ª edição. É destinado a estudantes e professores tanto da educação básica como do ensino técnico de todo o Brasil. Os projetos finalistas são avaliados e premiados com troféus, medalhas e certificados, até o quarto lugar de cada categoria. O evento abre espaço para que diversas instituições públicas e privadas ofereçam bolsas de estudos, estágios, equipamentos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais. Além disso, nove projetos são selecionados para representar o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: International Science and Engineering Fair (ISEF), realizada nos Estados Unidos. Não há taxa para submeter o projeto à Febrace. Já para os finalistas, um valor é cobrado. As informações e valores desta edição serão divulgados em janeiro no site da Febrace.

Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC)

Você também pode participar de uma feira de ciências sem sair de casa. A Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC) é a primeira do país em formato totalmente virtual. Organizada por jovens pesquisadores, a feira conta com palestras, workshops, atividades culturais e projetos inovadores. Ao todo, há oito tipos de premiações, que podem credenciar os vencedores para outras feiras de ciências nacionais e internacionais, inclusive para a Conferência Internacional de Jovens Cientistas (ICYS). A FBJC está na 3ª edição. Estudantes brasileiros que moram em outros países também são bem-vindos. As áreas de pesquisa são as seguintes:

  • Ciências exatas e da terra
  • Ciências biológicas
  • Engenharias
  • Ciências da saúde
  • Ciências agrárias
  • Ciências sociais aplicadas
  • Ciências humanas
  • Linguística, letras e artes

A feira também é aberta a outros interessados que não podem participar como finalistas, apenas como público geral. A inscrição inicial é totalmente gratuita e apenas participantes selecionados como finalistas devem pagar a taxa de R$30. Para aqueles alunos que não podem arcar com esse valor, existe a isenção da taxa de participação. Consulte o regulamento.

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec)

Na região Sul, há a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), feita desde 1985 pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo (RS). De pequenos cientistas da educação infantil a pesquisadores da educação profissional, a Mostratec é aberta a todas as etapas e níveis educacionais. São mais de dez áreas de pesquisa para você desenvolver o seu projeto. As premiações ocorrem do primeiro ao quarto lugar, de acordo com a categoria ou área de pesquisa. Os ganhadores recebem medalhas e certificações. Os projetos finalistas também podem ser premiados por instituições parceiras e apoiadoras com bolsas de estudos, publicações em revistas e periódicos, imersões e visitas científicas, custeio de viagens para participação em outras feiras, equipamentos, além de credenciamento para outras feiras brasileiras ou internacionais. Confira as taxas de participação de acordo com a sua modalidade e rede de ensino no site da mostra.

Ciência Jovem

No Nordeste, a Ciência Jovem é uma das feiras mais antigas do país, realizada há 27 anos em Pernambuco. Reúne cerca de 300 projetos, anualmente, nas áreas de ciências humanas e sociais, exatas e da terra. Realizada pelo Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência de Pernambuco, a feira está na 28ª edição e você pode participar sem pagar nada. Ela é voltada para estudantes desde a educação infantil ao ensino médio de instituições públicas e privadas, sendo a rede pública representante de 70% das participações.

A feira é dividida em seis categorias. Entenda em qual você se encaixa:

  • Iniciação à pesquisa: essa categoria é destinada a alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Aqui, os pequenos pesquisadores vão conhecer o mundo da ciência.
  • Divulgação científica: contempla os alunos do ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano.
  • Incentivo à pesquisa: nessa categoria os estudantes do ensino médio aprofundam as suas investigações e estudos e os critérios científicos ficam mais visíveis nos projetos.
  • Desenvolvimento tecnológico: também é direcionada aos alunos do ensino médio, mas é uma categoria de produção de um objeto ou teoria, é quando a coisa toma forma.
  • Francis Dupuis: é destinada aos projetos internacionais.
  • Educação científica: essa categoria é um dos diferenciais da feira. Aqui, os professores têm espaço para apresentar projetos de suas práticas pedagógicas que deram certo e estimularam os alunos a estudar ciência.

Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC)

Realizada pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica (IBIC) em parceria com instituições públicas e privadas, colaboradores e voluntários, a Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC) ocorre na cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Essa feira é a mais ampla de todas. Podem participar estudantes de todas as etapas da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio), EJA, ensino técnico e superior. A FEBIC é dividida em sete categorias:

  • Categoria I: educação infantil; 
  • Categoria II: ensino fundamental I (1º ao 5º ano);
  • Categoria III: ensino fundamental II (6º ao 9º ano);
  • Categoria IV: estudantes do ensino médio e/ou profissionalizante concomitante ou alunos que concluíram o ensino médio e foram credenciados por outras feiras no ano de conclusão;
  • Categoria V: estudantes do ensino técnico (após conclusão do ensino médio);
  • Categoria VI: EJA;
  • Categoria VII: ensino superior.

Além das categorias, você precisa definir a sua área de pesquisa.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação