EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Evento de formação discutirá educação antirracista no Gama; saiba mais

"A escola não deve ser um espaço idealizado que assume o lugar de solução dos problemas do mundo, ela deve ser um espaço real que acolhe ", diz a professora Lilia Melo

Aline Gouveia
postado em 04/11/2022 15:33 / atualizado em 04/11/2022 15:37
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

Na quinta-feira (10/11), o auditório do Centro Interescolar de Línguas do Gama será palco do evento de formação Educação antirracista e protagonismo estudantil: experiência bem-sucedida em Belém do Pará.  "Essa formação surgiu da necessidade de trabalharmos mais a temática da educação antirracista, que ainda é alvo de dúvidas por parte de muitos professores", explica a professora Raquel Lima Alves Babolin, da regional do Gama. O encontro contará com a presença da professora Lilia Melo, da Secretaria de Estado de Educação do Pará.

Vencedora do prêmio de melhor professora do Brasil (MEC/2018), Lilia contribuirá com a experiência e reconhecimento de trabalho na área de combate ao racismo nas escolas. "Aplicar uma educação antirracista é uma forma de contribuir para a educação, servindo de um instrumento de reverberação das multivozes que foram silenciadas, mas sempre existiram. É, na verdade, uma maneira de garantir a diversidade de nossos povos. E considerando o meu lugar de fala, que é de uma mulher periférica, afro e indígena dentro desse território amazônida (em referência a individualidade e pertencimento à região amazônica), é reverberar a voz de nossos povos tradicionais", ressalta a professora.

Segundo Lilia, a escola deve combater toda forma de opressão. "A escola não deve ser um espaço idealizado que assume o lugar de solução dos problemas do mundo, ela deve ser um espaço real que acolhe e reflete a complexidade existente no mundo, e o racismo é uma questão que deve ser priorizada", acrescenta.

Além do prêmio do Ministério da Educação, Lilia recebeu indicação para Nobel da Educação pelo Global Teacher Prize e foi mencionada no livro 50 educadores que estão transformando a América Latina, publicado na Argentina. O evento é uma parceria entre a Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Gama e a Secretaria de Educação do Estado do Pará (Seduc-PA).

Evento "Educação antirracista e protagonismo estudantil: experiência bem-sucedida em Belém do Pará"
Evento "Educação antirracista e protagonismo estudantil: experiência bem-sucedida em Belém do Pará" (foto: Divulgação/Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Gama)

Sobre o evento

Data e horário: Quinta-feira (10/11), de 9h às 11h30

Local: Centro Interescolar de Línguas do Gama

Outras informações: Para participar do evento, é necessário se inscrever pelo link. Mais informações pelo telefone (61) 3901-8093

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação