RECONHECIMENTO

Trabalho com crianças com deficiência premia professora de SC

Premiação foi criada pelo site de conteúdo educativo Toda Matéria, da editora portuguesa 7Graus. Brasiliense Marcello D’Lucas, professor de artes e teatro, recebeu menção honrosa

Eu Estudante
postado em 02/12/2022 19:50 / atualizado em 05/12/2022 14:27
A professora Lígia Souza dos Santos e seu colega Armindo Costa da Rosa Júnior, que a indicou para o prêmio -  (crédito: Rose Marmentini/Divulgação)
A professora Lígia Souza dos Santos e seu colega Armindo Costa da Rosa Júnior, que a indicou para o prêmio - (crédito: Rose Marmentini/Divulgação)

A professora Lígia Souza dos Santos foi a vencedora do prêmio Professor do Ano 2022, concedido pelo sites de conteúdo educativo Toda Matéria. Docente de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Escola de Educação Básica Apolônio Ireno Cardoso, no Balneário Arroio do Silva, em Santa Catarina, ela foi reconhecida, entre 103 professores, por seu trabalho com crianças com deficiência de famílias de baixa renda do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

O prêmio Toda Matéria — Professor do Ano foi lançado pela editora portuguesa 7Graus. A avaliação levou em conta a relevância do trabalho desenvolvido para a educação e o impacto nos alunos ou na comunidade escolar. Além do prêmio principal, foram concedidas cinco menções honrosas, uma delas para o brasiliense Marcello D’Lucas, professor de artes e teatro.

“O trabalho com crianças com deficiência sempre fez meu coração bater mais forte. As pessoas precisam saber que esses alunos são capazes. Basta que recebam os estímulos adequados e fazer que sintam parte integrante e importante da escola”, afirma Lígia. "Esse prêmio faz toda diferença na vida de nós professores. Ele reafirma que estou no caminho certo no trabalho que estou fazendo”, completa.

“O objetivo deste concurso foi dar visibilidade e reconhecimento aos professores do ensino fundamental e médio das escolas públicas ou particulares do Brasil. O reconhecimento ganha mais importância pela forma de participação. Nenhum professor podia se inscrever, apenas outras pessoas podiam indicar os docentes”, explica Paulo Stenzel, head de marketing da 7Graus.

Pelas regras, as indicações dos profissionais que concorreram ao título do Toda Matéria foram feitas pela própria comunidade escolar. A comissão julgadora aceitou indicações de alunos, ex-alunos, pais e profissionais da educação que tenham presenciado os feitos do indicado. As inscrições foram fundamentadas e documentadas.

A vencedora e as menções honrosas foram decididas por um júri composto por profissionais ligados à educação e que fazem parte da equipe do Toda Matéria. “O júri baseou a escolha na importância que atribuiu à atuação da Lígia com crianças com deficiência e na comprovação desse trabalho através de documentos, principalmente vídeos, entrevistas, onde foi possível ouvi-la e ver o produto final de seu trabalho, ou seja, o livro feito por seus alunos com contos e desenhos”, argumenta o head da 7Graus.

“A avaliação dos casos acabou tendo bastante impacto emocional nos jurados, ainda mais porque todos são também professores e muitos vêm de famílias de professores. Isso tornou difícil a escolha final da vencedora, já que os demais finalistas, que receberam menções honrosas, eram igualmente inspiradores. No fim, com base na reavaliação dos documentos que acompanhavam as candidaturas, a candidata mais consensual para a vitória foi mesmo a professora Lígia”, conclui Stenzel.

Indicação

Lígia foi indicada pelo colega de trabalho, Armindo Costa da Rosa Júnior, professor de química na mesma escola. “O projeto da professora Lígia começou com uma aluna que queria aprender a desenhar no computador. Com essa experiência, ela percebeu que a iniciativa poderia ser aplicada nos outros alunos com deficiência, com ótimos resultados pedagógicos”, explica Armindo.

Lígia Santos e seus alunos da Escola de Educação Básica Apolônio Ireno Cardoso
Lígia Santos e seus alunos da Escola de Educação Básica Apolônio Ireno Cardoso (foto: Rose Marmentini/Divulgação)

Segundo ele, a ideia da indicação foi fazer com que o projeto com as crianças com deficiência ganhasse mais visibilidade e inspirasse profissionais de outras escolas. “Depois ela criou um livro com os desenhos e as histórias dos alunos. Foi impressionante ver a alegria dos pais e das crianças. Sou muito grato por ter a Lígia como colega de trabalho. Sei do amor que ela tem por seus alunos. Isso faz toda diferença na vida destas crianças e suas famílias. Queria que mais pessoas soubessem do trabalho dela. Por isso, fiz a indicação para o prêmio”, afirma.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado desta primeira edição. Acreditamos que cumprimos a função de reconhecer estes profissionais e ajudar a incentivar o desenvolvimento da educação”, finaliza Paulo Stenzel.
Após o sucesso da primeira edição, a realização do Prêmio Toda Matéria de 2023 já está confirmada pela 7Graus.

Além do certificado de Vencedora do Ano de 2022, Lígia ganhou um notebook e um smartphone de última geração e também um vale viagem no valor de R$ 4.000. Cada uma das menções honrosas receberá um certificado e um voucher de R$ 500 de um site de compras.

Vencedora

Lígia Souza dos Santos é professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Escola de Educação Básica Apolônio Ireno Cardoso, em Balneário Arroio do Silva, município de Santa Catarina.
Preocupada com o aspecto humano dos seus alunos, com empatia, paciência e muita criatividade, ela estimula os discentes e trabalha com as suas potencialidades. Foi assim que surgiu o projeto de um livro, com histórias e ilustrações com autoria deles próprios.

O pontapé inicial foi dado por uma aluna de 12 anos que queria desenhar - mas, não era no papel, era no computador. Foi quando a professora Lígia mostrou o paint e ensinou-lhe a usar. O desenho era cheio de detalhes, e a professora quis entender qual o seu significado; questionando a aluna, obteve as respostas e, juntando tudo, uma história.

Entusiasmada, a professora fez o mesmo com outros alunos e o resultado foi um livro de contos, com direito à noite de lançamento e uma sessão simbólica de autógrafos. Com esse projeto, a professora mostrou, efetivamente, como é possível incluir os alunos especiais num mundo em que qualquer um de nós, com os estímulos adequados, pode ir longe.

Menções Honrosas

As menções honrosas do prêmio Toda Matéria — Professor do Ano foram para Kátia Cantão Mundin, professora de informática e robótica educacional em Lucas do Rio Verde, município do Mato Grosso. Superando as dificuldades de equipamentos e infraestrutura, ela desafiou seus alunos a participar em vários eventos e torneios, nos quais foram premiados.

Foi também reconhecido o trabalho do professor de música de Cornélio Procópio (PR), Noel Carvalho dos Santos Junior, que, emprestando os seus próprios instrumentos, conseguiu formar uma banda marcial numa escola com poucos recursos em que os alunos nunca tinham tocado ou visto certos instrumentos musicais.

Marcello D’Lucas, professor de artes e teatro em Brasília, foi contemplado por ter instituído uma companhia de teatro numa escola pública de ensino médio, que tem recebido reconhecimento no Distrito Federal. Por meio dessa companhia, ele conseguiu transformar a escola num ambiente motivador, em que os alunos querem estar.

Lucilene de Pinho Ferreira, professora de educação física, dança, arte e cultura na Comunidade Quilombo de Mata Cavalo, no município de Nossa Senhora do Livramento (MT), também teve seu trabalho laureado por uma educação igualitária e inclusiva. A professora desenvolve um projeto que tem como objetivo resgatar os saberes quilombola.

O professor de ciências em Mogeiro, município da Paraíba, Linaldo Luiz de Oliveira, foi também agraciado com menção honrosa, por inovar as aulas da sua disciplina ao desenvolver o pensamento científico entre os seus alunos e trabalhar a interdisciplinaridade. Dentre os vários projetos desenvolvidos, um deles motivou a investigação do uso de animais silvestres pelas comunidades tradicionais e o resultado foi a criação de um livro eletrônico com o material desenvolvido pelos próprios alunos.

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