ENSINO MÉDIO

Escola do Paraná conquista prêmio com projeto de foguetes de garrafa pet

Iniciativa também rendeu menção honrosa e medalhas de prata e bronze aos estudantes e professores

Eu Estudante
postado em 28/12/2022 16:12 / atualizado em 28/12/2022 17:07
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Estudantes do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, escola pública de ensino médio integral em Assaí (PR), conquistaram o vice-campeonato e menção honrosa na 36ª Jornada de Foguetes de Barra do Piraí (RJ). Eles desenvolveram um projeto de ciências com foguetes feitos de garrafas pet. 

A equipe da escola pública foi composta pelos alunos Eduarda Priscila, Luiza Alves, Matheus Henrique, Pedro Gustavo e Vitor Kenji, do 2º ano do ensino médio. Eles também participaram da XVI Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OPA), conquistando medalhas de prata e bronze. O projeto da Base de Lançamento de Foguetes rendeu também troféu de segundo lugar e medalhas de prata na Feira STEM Brasil 2022.

O trabalho mostrou ser relevante não apenas para a olimpíada, mas para projetos de vida dos alunos que desejam estudar ciências da natureza ou áreas afins. É o que afirma Luiza Alves, uma das jovens protagonistas envolvidas: "Essa vitória se conecta muito com meu projeto de vida e acredito que também ao de outros colegas. Eu, por exemplo, decidi que meu futuro profissional será em ciências exatas, uma área próxima do que trabalhamos nessa eletiva", reforça.

Processo de construção de foguetes
Processo de construção de foguetes (foto: Dvulgação)


Para o estudante Matheus Henrique, a competição e o incentivo da escola também colaboraram com a sua escolha de carreira. "A vivência dentro do laboratório, projetando e montando o foguete, assim coo os conhecimentos adquiridos em todo o processo, me fazem querer buscar algo relacionado a exatas. Sinto como se estivesse me preparando para isso", salienta.

Segundo o professor de Química e Física, Matheus Rossi, que acompanhou o desenvolvimento dos projetos junto à professora e coordenadora Cristina Carvalho, essa iniciativa faz parte dos pilares do ensino médio integral e busca despertar nos estudantes o protagonismo juvenil na prática, por meio do aprendizado.

"A ideia surgiu de uma eletiva da escola de astronomia e astronáutica chamada “Estrelas do Carrão”, que contempla as disciplinas de física, química e biologia. É uma forma de despertarmos o interesse deles pelos estudos, de maneira lúdica, mostrando na experiência como os conceitos funcionam e são importantes, inclusive em uma competição em nível nacional", explica o docente.

"Nossa intenção é fazer do nosso colégio um polo de ensino astronômico e, no futuro, abrir para a população, realizando momentos de observação a céu aberto com nossos protagonistas, fazendo deste trabalho um fomento para o conhecimento científico da comunidade", finaliza a coordenadora Cristina Carvalho.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação