Liga Jovem

Semifinalistas do Desafio Liga Jovem são revelados; Nordeste se destaca

Estudantes de escolas públicas são maioria entre os semifinalistas, que participarão de eventos em São Paulo. Equipes vencedores ganharão viagem para a Espanha

Katherine Assis*
postado em 17/01/2023 16:36 / atualizado em 17/01/2023 17:50
 (crédito: Jonata Pajé)
(crédito: Jonata Pajé)

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Ideias de Futuro, divulgaram o resultado dos 100 projetos aprovados para a semifinal do Desafio Liga Jovem, competição nacional estudantil de empreendedorismo. Direcionado a estudantes, do 9º ano ao 3º do ensino médio, o desafio consiste na criação de soluções transformadoras para suas comunidades, com o auxílio de professores orientadores. A relação dos 427 estudantes e 88 educadores semifinalistas pode ser conferida no site.

Entre os melhores projetos, 42% são de escolas do Nordeste, atrás somente do Sudeste, com 43%. São Paulo, Maranhão e Rio de Janeiro são os três estados brasileiros com maior número de equipes semifinalistas. A professora de educação empreendedora Ivanilde Pacheco, que coordenou 18 equipes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), das quais quatro foram classificadas, diz que a conquista é muito importante para desmistificar preconceitos e mostrar a "garra e força de vontade” dos nordestinos.

“As dificuldades que a gente vive nos auxiliam a superar desafios e sermos reconhecidos, tal como esse momento do Liga Jovem” diz Ivanilde, quarta professora com maior número de projetos inscritos no desafio. Segundo ela, o trabalho é realizado com os alunos desde o início da disciplina de educação empreendedora, e visa mostrar os desafios como oportunidades de crescimento e prepará-los para competições.

Para Samira Ellen Pereira Costa, 17 anos, aluna orientada pela professora Ivanilde e que participou de uma equipe de inteligência artificial, o projeto foi transformador. Com o apoio da docente, Samira e outros quatro colegas criaram uma plataforma especializada para divulgar e vender produtos de microempresas do município de Raposa (MA), que sofre com baixa produtividade e falta de assistência técnica. Segundo a estudante, a plataforma pode possibilitar maior visibilidade aos empresários, além de uma parcela de lucro à equipe intermediadora.

"Observamos a necessidade de nossos clientes e fomos adquirir parceiros de forma presencial e, com isso, conseguimos bons resultados. Durante nossa pesquisa de campo conversamos com o secretário de agricultura da Raposa, com o dono de um restaurante bem famoso por lá e também com alguns agricultores. Além disso, entramos no mato e vimos produções de hortaliças, entre outras coisas”, disse Samira sobre a experiência. “Foi muito divertida e esclarecedora”, comemora.

Ainda segundo ela, o apoio de Ivanilde foi imprescindível para o sucesso do projeto. “A professora foi nosso porto seguro durante todo o nosso trajeto. Ela estava sempre disponível para responder nossas dúvidas, escutar e avaliar nossas ideias, nos dar algumas aulas sobre o assunto e, mais importante, estava sempre nos dando gás para não desistirmos”, disse.

Professora Ivanilde com seus da alunos da Equipe Inteligência Artificial - IFMA, Artur Silva Cascaes, Cauã Fabrício, Itamar Teixeira Sousa Neto, Júlia Kelly e Samira Ellen
Professora Ivanilde com seus da alunos da Equipe Inteligência Artificial - IFMA, Artur Silva Cascaes, Cauã Fabrício, Itamar Teixeira Sousa Neto, Júlia Kelly e Samira Ellen (foto: Arquivo pessoal)

Samira conta, ainda, que o desafio abriu sua mente para o mundo do empreendedorismo. “Agora que experimentei um pedacinho desse vasto espaço estou tentada a ir mais longe e ver no que vai dar. Uma nova perspectiva de futuro que esse desafio me proporcionou foi saber que, não importa onde, um bom empreendedor sempre poderá se sair bem, seja na capital ou no interior. Então, se um dia eu quiser me mudar para uma pequena cidade, vou poder aplicar tudo o que aprendi para conseguir ajudar os outros”, afirma.

Para o estudante Artur Silva Cascaes, 15 anos, que integra a turma de Samira, aprender a empreender e desenvolver soluções de problemas da comunidade com base na tecnologia foi uma experiência inimaginável. "Nossa equipe está muito feliz de ir para a semifinal do Liga Jovem. Pretendemos persistir nesse ramo do empreendedorismo, observando outros problemas e criando novas soluções", disse, reforçando a intenção de participar de mais campeonatos como o do Sebrae.

alunos da Equipe Inteligência Artificial - IFMA, Artur Silva Cascaes, Cauã Fabrício, Itamar Teixeira Sousa Neto, Júlia Kelly e Samira Ellen
alunos da Equipe Inteligência Artificial - IFMA, Artur Silva Cascaes, Cauã Fabrício, Itamar Teixeira Sousa Neto, Júlia Kelly e Samira Ellen (foto: Jonata Pajé)

Além da alta representatividade no Nordeste, os semifinalistas também se destacaram entre escolas públicas (74%) e de cidades do interior (75%). Para a analista de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, Elaine Novetti, o perfil dos semifinalistas indica que o Desafio Liga Jovem atingiu o seu grande objetivo: alcançar escolas das mais diversas regiões do Brasil.

O presidente do Instituto Ideias de Futuro, Oswaldo Cruz, celebrou a diversidade de perfis inscritos no projeto. “Termos 75% dos semifinalistas vindos de cidades do interior. Isso mostra o sucesso de toda a estratégia e a estrutura da competição, criadas para promover uma grande mobilização com o propósito de pulverizar equipes, unindo jovens vindos das localidades mais remotas do Brasil aos estudantes dos grandes centros urbanos, tanto para o programa quanto para a experiência presencial no Bossa Summit”, explica. O Bossa Summit é considerado o maior evento do Brasil dedicado a startups e investidores e terá sua segunda edição em abril deste ano, em São Paulo.

Além de participarem da final, que será no Bossa Summit e na Faculdade Sebrae, em São Paulo, os 515 semifinalistas terão direito a um tour por centros tecnológicos na capital paulista. Para Samira Ellen, do IFMA, poder viajar até São Paulo foi um dos motivos que a levou a se interessar ainda mais pelo desafio. “Poder viajar de avião um dia era meu sonho, por isso não podia perder essa oportunidade” disse.

Já as seis equipes vencedoras ganharão uma viagem para Madrid, na Espanha, em um tour de dez dias, por centros de inovação, ainda neste ano. Orientadores e seus respectivos alunos serão contemplados com esse tour, além de despesas com passagens, hospedagens, traslados, alimentação, passeios e monitoria.

O Desafio Liga Jovem

Considerado o maior programa nacional de empreendedorismo e tecnologia para estudantes, o Desafio Liga Jovem contou com a participação direta de 5 mil estudantes, com idades entre 14 e 21 anos, matriculados em 522 escolas de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. Todos participaram de uma trilha de aprendizado, com oficinas e mentorias e foram desafiados a criar uma solução empreendedora para resolver um problema de sua escola ou comunidade, com o uso de ferramentas tecnológicas, como aplicativos, sites, jogos eletrônicos, redes sociais e outras plataformas. Os 616 projetos foram selecionados por 12 especialistas em educação, tecnologia, inovação e empreendedorismo.

*Estagiária sob a supervisão de Jáder Rezende

  • Professora Ivanilde com seus da alunos da Equipe Inteligência Artificial - IFMA, Artur Silva Cascaes, Cauã Fabrício, Itamar Teixeira Sousa Neto, Júlia Kelly e Samira Ellen
    Professora Ivanilde com seus da alunos da Equipe Inteligência Artificial - IFMA, Artur Silva Cascaes, Cauã Fabrício, Itamar Teixeira Sousa Neto, Júlia Kelly e Samira Ellen Foto: Arquivo pessoal
  • alunos semifinalistas Artur Silva Cascaes, Cauã Fabrício de Jesus Marques, Itamar Teixeira Sousa Neto, Júlia Kelly Pereira Costa e Samira Ellen Pereira Costa
    alunos semifinalistas Artur Silva Cascaes, Cauã Fabrício de Jesus Marques, Itamar Teixeira Sousa Neto, Júlia Kelly Pereira Costa e Samira Ellen Pereira Costa Foto: EconRaposa/YouTube
  • Professora Ivanilde com seus da alunos da Equipe Inteligência Artificial - IFMA, Artur Silva Cascaes, Cauã Fabrício, Itamar Teixeira Sousa Neto, Júlia Kelly e Samira Ellen
    Professora Ivanilde com seus da alunos da Equipe Inteligência Artificial - IFMA, Artur Silva Cascaes, Cauã Fabrício, Itamar Teixeira Sousa Neto, Júlia Kelly e Samira Ellen Foto: Jonata Pajé
  • alunos da Equipe Inteligência Artificial - IFMA, Artur Silva Cascaes, Cauã Fabrício, Itamar Teixeira Sousa Neto, Júlia Kelly e Samira Ellen
    alunos da Equipe Inteligência Artificial - IFMA, Artur Silva Cascaes, Cauã Fabrício, Itamar Teixeira Sousa Neto, Júlia Kelly e Samira Ellen Foto: Jonata Pajé
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação