EMPREENDEDORISMO

Sebrae premia escolas do projeto Empreendedor do Futuro nesta quinta-feira (16)

Ao longo de 12 meses, o projeto levou capacitações e mentorias especializadas a mais de 700 alunos de 11 escolas públicas do DF

Diogo Albuquerque*
postado em 14/02/2023 15:01 / atualizado em 14/02/2023 16:19
Premiação do projeto Empreendedor do Futuro em 2022 -  (crédito: Focus Produção de Imagem)
Premiação do projeto Empreendedor do Futuro em 2022 - (crédito: Focus Produção de Imagem)

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF) vai premiar nesta quinta-feira (16) os melhores projetos de negócios das equipes de alunos de 11 escolas públicas participantes do programa Empreendedor do Futuro. A iniciativa é uma parceria entre o Sebrae e a Secretaria de Juventude (Sejuv-DF). O objetivo é incentivar jovens de 15 a 29 anos a assumirem o protagonismo de suas vidas, concretizar projetos, sonhos e contribuir para transformar a realidade social e econômica do DF e do Brasil.

A premiação é a conclusão do projeto, que teve início em fevereiro de 2022. Ao longo de 12 meses, a parceria levou capacitações e mentorias especializadas a mais de 700 alunos de 11 escolas que aderiram ao projeto. Foram desenvolvidas atividades presenciais e virtuais, com conteúdos relacionados ao empreendedorismo como o estímulo à experiência prática de elaboração de projetos sobre modelos e/ou planos de negócios.

Nas 11 escolas, os alunos se dividiram em equipes de 3 a 5 integrantes. Depois, eles desenvolveram um projeto com base em uma problemática existente na comunidade em que vivem. A coordenadora de políticas públicas do Sebrae no DF, Ana Emilia de Andrade, explica que a ideia foi levar os alunos a protagonizar uma mudança que gerasse impacto na sociedade. “Os alunos propuseram soluções para as problemáticas identificadas, desde a construção de uma quadra de esportes a projetos de ajuda social”, disse.

O final do programa Empreendedor do Futuro culminou em uma competição que premiará os grupos posicionados em 1° e 2° lugar de cada instituição de ensino da rede pública envolvida no projeto. Entre os projetos finalistas, estão o Sustentabilidade em ação, do Centro de Ensino Médio 111 do Recanto das Emas e o Marmitas solidárias, do Centro de Ensino Médio 01 de Planaltina.

As equipes que ficarem em 1º lugar receberão notebooks. Já as equipes do 2º lugar ganharão tablets. A cerimônia de premiação será aberta apenas para às escolas e ocorrerá nesta quinta-feira (16), às 14h, no auditório do Sebrae.

*Estagiário sob a supervisão de Jáder Rezende

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação