Preocupado com a segurança dos estudantes, após a tragédia que vitimou uma professora e deixou três pessoas feridas em São Paulo, o deputado federal Victor Linhalis (Podemos-ES) apresentou requerimento de informações aos ministérios da Educação e Justiça e Segurança Pública. O documento solicita o posicionamento sobre quais medidas serão tomadas para coibir e prevenir a ocorrência de novos eventos terroristas nas escolas brasileiras.
A violência armada nas escolas tem se tornado cada vez mais recorrente entre os estudantes. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Sou da Paz, entre 2002 e 2019 foram oito situações desse tipo de crime. Entretanto, apenas em 2022, foram ao menos quatro casos, chegando a 50% do que foi registrado em um intervalo de 17 anos.
Proveniente do isolamento social causado pela pandemia,os estudantes após mais de dois anos reclusos em casa, retornaram ao ambiente escolar mais agressivos. Para o deputado capixaba Victor Linhalis, essa realidade é um alerta. "Em novembro de 2022 três pessoas, sendo duas professoras e uma criança de 11 anos, foram vitimadas no meu estado. Nessa última semana mais um terrível caso. Essas situações são preocupantes”, ressaltou o deputado federal em sua justificativa.