Eu, Estudante

CRIME

Professor afastado por apologia ao nazismo volta a elogiar Hitler em aula

O educador já tinha sido afastado por 60 dias após afirmar que "Hitler foi melhor que Jesus" em um aplicativo de mensagens

Um professor de história da rede estadual de Santa Catarina voltou a elogiar Adolf Hitler, líder do nazismo, em sala de aula na terça-feira (14/3). O educador já tinha sido afastado por 60 dias após afirmar que "Hitler foi melhor que Jesus" em um aplicativo de mensagens.

Segundo informações do portal G1, a Polícia Civil do estado vai anexar o caso ao inquérito já existente e que investiga o professor por apologia ao nazismo após denúncias dos próprios alunos da instituição de ensino.

A Secretaria de Estado da Educação disse, em nota, que tomou conhecimento da situação e começou a tomar "todas as medidas cabíveis". No Twitter, a União Brasileira das/dos Estudantes Secundaristas (Ubes) classificou o ocorrido como "absurdo".

"Até quando cenas como essa serão tratadas como normais? Esse é o resultado de anos de normalização do discurso de ódio. Basta! Apologia ao nazismo é crime", ressaltou a organização estudantil.

No Brasil, a Lei 7.716/89 prevê pena de 1 a 3 anos de reclusão e multa a quem "praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional".

"Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo" também é crime, com pena prevista de 2 a 5 anos de reclusão e multa.

O Correio tentou contato com a Polícia Civil de Santa Catarina para saber mais informações sobre a investigação das declarações do professor, mas até a mais recente atualização desta matéria não obteve retorno.

O jornal também tentou entrar em contato com o perfil do professor pelas redes sociais e aguarda posicionamento.

Veja o vídeo:

Confira a nota da Secretaria de Educação:

A Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Coordenadoria Regional de Laguna, informa que, assim que tomou conhecimento da conduta do professor na manhã desta terça-feira, 14, começou a tomar todas as medidas cabíveis, visto que existe um processo em andamento. A SED informa também que irá tomar todas as providências dentro da legalidade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.