denúncias

Ameaças de ataques a escolas já resultaram em 225 prisões, afirma Dino

Ações ocorreram nos últimos dez dias, em 1.224 casos em investigação em todo o território nacional, perfazendo uma média de mais de 20 diariamente

Eu Estudante
postado em 18/04/2023 16:24
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino -  (crédito: Valter Campanato/Agência Brasil.)
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino - (crédito: Valter Campanato/Agência Brasil.)

Pelo menos 225 pessoas já foram presas ou apreendidas por ameaçar e planejar ataques a escolas, afirmou nesta terça-feira (18) o ministro da Justiça e Segurança Pública, Fávio Dino. A declaração ocorreu no Palácio do Planalto, durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Até o presente momento, 225 pessoas foram presas ou apreendidas. Isso em 10 dias, uma média de mais de 20 por dia. Isso mostra que estamos diante de uma epidemia. Temos 694 intimações de adolescentes suspeitos para prestar depoimentos em delegacias, temos 155 buscas e apreensões realizadas, 1.595 boletins de ocorrência em 10 dias e 1.224 casos em investigação em todo o território nacional”, relatou o ministro.

Dino afirmou, ainda, que as denúncias ocorrem em todo o país, o que demonstra não se tratar de ato isolado. "Os números devem servir para que compreendamos a dimensão do problema”, afirmou Flávio Dino. “Temos que transitar entre a irresponsabilidade minimizada do problema e o outro oposto, de alarmismo, pânico. Temos nos últimos 20 anos, diz o Instituto Sou da Paz, 93 vítimas entre mortos e feridos em ataques em escolas. O preocupante é que, se olharmos do governo FHC e o governo pretérito, há uma ampliação ano a ano desses números, uma trajetória ascendente e, por isso estamos aqui, para cortar essa ascensão perigosa da violência e do ódio”, acrescentou.

Desde o lançamento da plataforma do Ministério da Justiça, foram feitas 7473 denúncias envolvendo ameaças de ataques a escolas, mas Dino citou como “notícia positiva” a queda no número desses registros.
“A notícia positiva é que temos nos dois últimos dias uma queda no número de denúncias. Começamos esse trabalho com uma média de 400 denúncias por dia, que foi o dia seguinte a Blumenau. Depois, essa média passou para 1.700 por dia e reduziu nos últimos dias. O número caiu para 170 denúncias por dia”, concluiu.

O encontro reuniu ainda o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, o procurador-geral da República, Augusto Aras, governadores dos estados e do Distrito Federal, bem como representantes de prefeitos, como a Associação Brasileira de Municípios (ABM), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para discutir políticas de segurança, de prevenção e de enfrentamento à violência nas escolas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação