Os candidatos que justificaram ausência no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022, tiveram o pedido recusado e solicitaram recursos, podem conferir os resultados na página do exame. A justificativa é pré-requisito para os participantes do Encceja 2022 que não realizaram as provas em todas as áreas do conhecimento nas quais se inscreveram e que desejam realizar a edição de 2023 gratuitamente. Todos os participantes devem fazer a inscrição, que ocorrerá de 22 de maio a 2 de junho. As avaliações serão aplicadas em 27 de agosto.
Os estudantes que não justificaram a falta ou tiveram a solicitação reprovada deverão pagar uma taxa de R$ 40 ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) 40. Mesmo com a aprovação da justificativa de ausência, o interessado deverá efetuar a inscrição para o Encceja 2023.
O exame abrange provas que avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.
As secretarias de educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. Além disso, o Encceja serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.