Contra-ataque

GDF pede que Justiça dobre multa aplicada à greve dos professores

Governo determinou, ainda, corte de ponto dos grevistas e suspensão do repasse de contribuições sindicais ao Sinpro-DF

Eu Estudante
postado em 24/05/2023 15:40 / atualizado em 24/05/2023 15:41
Professores do GDF participam de nova assembleia nesta quinta-feira (25) -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A.Press)
Professores do GDF participam de nova assembleia nesta quinta-feira (25) - (crédito: Ed Alves/CB/D.A.Press)

O Governo do Distrito Federal (GDF) voltou a acionar a Justiça na tentativa de colocar um ponto final na greve dos professores, deflagrada há quase um mês. O Executivo solicitou que seja dobrada a multa diária de R$ 300 mil imposta ao Sindicato Dos Professores no DF (Sinpro-DF). Além disso, determinou o bloqueio das contribuições sindicais mensais para o sindicato e o corte de ponto dos servidores que aderiram ao movimento. Está prevista uma nova negociação entre o GDF e os professores nesta quarta-feira (24).

A alegação da procuradoria do GDF para a solicitação da ampliação da multa é de que a postura da categoria em manter a paralisação é "afrontosa" e vem provocando "inestimáveis prejuízos" à população.

Na segunda-feira (22), a Secretaria de Educação emitiu memorando orientando o corte de ponto dos servidores e servidoras em greve. A greve levou o governo a negociar com a categoria e apresentar propostas, que estão sendo avaliadas pelo comando de greve.

O comando de greve sustenta que “a solução para o impasse está nas mãos do governo, não por meio do poder Judiciário, mas sim, por meio da negociação”.

Nesta quinta-feira (25), às 9h30, acontece uma nova assembleia geral no estacionamento da Funarte para definir os rumos do movimento. A direção do Sinpro-DF não se manifestou até a publicação desta reportagem.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação