SOLIDARIEDADE

Professor de matemática doa rim a ex-aluno de 15 anos com síndrome rara

Eddie McCarthy soube da situação pelas redes sociais e se voluntariou a fazer o teste de compatibilidade

Correio Braziliense
postado em 21/07/2023 20:01
Roman McCormick, 15 anos, recebeu rim do ex-professor de geometria Eddie McCarthy -  (crédito: Divulgação / Washington Local Schools)
Roman McCormick, 15 anos, recebeu rim do ex-professor de geometria Eddie McCarthy - (crédito: Divulgação / Washington Local Schools)
int(5)

Roman McCormick, 15 anos, ganhou um presente inusitado de um antigo professor de matemática, em Ohio, nos Estados Unidos. Portador de uma síndrome rara, conhecida como “branchiootorenal”, o jovem recebeu um rim de Eddie McCarthy para resgatar uma adolescência normal que estava ameaçada pela condição.

A síndrome hereditária afeta a formação de tecidos de locais como os rins e o ouvido, e, no caso de Roman comprometeu parte de suas funções básicas. “Não consigo comer alimentos que a maioria das crianças normais consegue. Não consigo ser fisicamente ativo por causa dos meus rins”, disse, em entrevista ao Good Morning America.

O professor soube da história do ex-aluno pela imprensa local, já que a família de Roman decidiu buscar um doador dando visibilidade à condição do jovem. Os pais contam que a doença evolui de forma diferente entre os portadores e, no caso do filho, o avanço aconteceu rapidamente. No último ano, o quadro do estudante piorou e o comprometimento dos rins chegou ao estágio máximo.

“Em fevereiro, a história estava circulando no Facebook e um dos meus amigos me enviou uma mensagem alertando que se tratava do meu aluno. No dia seguinte fui fazer o teste”, contou McCarthy à imprensa americana. O teste de compatibilidade dos dois foi positivo.

Segundo o professor, o fato de ter os dois rins em pleno funcionamento e a compatibilidade com o antigo aluno de geometria foram suficientes para tomar a decisão. O doador vivo aumenta as chances de sucesso no procedimento e eram a principal escolha da família, de acordo com a mãe. Em 19 de julho, a cirurgia foi realizada na Universidade de Michigan.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação