Encontro estudantil

Escola pública de Planaltina reúne ex-alunos em festa no Dia do Estudante

Inciativa foi pensada para permitir o encontro e convivência de atuais discentes e de quem já deixou a instituição

Renato Souza
postado em 11/08/2023 19:27
Escola pública de Planaltina decidiu abrir as portas para ex-estudantes da instituição no Dia do Estudante -  (crédito: Renato Souza)
Escola pública de Planaltina decidiu abrir as portas para ex-estudantes da instituição no Dia do Estudante - (crédito: Renato Souza)
int(8)

Uma escola pública de Planaltina decidiu abrir as portas para ex-estudantes da instituição nesta sexta-feira (11). A regra é apenas ter sido discente da escola desde o lançamento da primeira turma, em 1997.

O encontro permitiu que atuais alunos e quem já terminou os estudos do ensino básico pudessem se encontrar no mesmo ambiente, no Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima (Cefnsfat).

A escola está localizada em uma vila, de mesmo nome, próximo ao câmpus da Universidade de Brasília (UnB). A iniciativa partiu do diretor da instituição, Nilvan Pereira de Vasconcelos, que já foi administrador de Planaltina.

Para facilitar o encontro, Nilvan criou um grupo de WhatsApp que rapidamente atingiu a marca de 300 participantes. Nilvan ingressou como diretor em 2006.
"O grande objetivo é entender que nós todos somos de alguma forma estudantes. O que faz o professor parecer que está mais além? É o fato de ter passado pelas primeiras séries. A ideia é fazer com que estudantes se encontrem. Sejam hoje advogados, engenheiros, professores", afirma Nilvan.

A jovem Denise Souza, de 28 anos, que atualmente é estudante do curso de técnico em Saúde Bucal, parabeniza a iniciativa. "Eu fiquei sabendo por meio de amigos que estudaram aqui na escola. Eu acho que é uma ideia perfeita, traz nostalgia, rever pessoas antigas, as amizades, afirma. Ela estudou no Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima entre os anos de 2006 e 2009.

Denise é mãe do José Felipe, de 5 anos. Ela pretende matricular o filho na instituição. Professores dos anos anteriores, mesmo aposentados, também compareceram ao evento. Ao longo dos anos, a escola foi recebendo apoio da comunidade, funcionários, familiares e comerciantes de Planaltina para passar por transformações em sua estrutura.
Atualmente, a escola conta com salas de aula espaçosas, com boa estrutura, ar-condicionado, cabana literária, onde os estudantes podem acessar livros, descansar, biblioteca, palco para apresentações artísticas no pátio, quadra coberta (Arena Divinão), entre outras áreas reformadas ou construídas por iniciativa da comunidade local.

A cultura de reencontros de ex-estudantes, anos ou décadas após os anos de ensino, é comum nos Estados Unidos, onde festas ocorrem rotineiramente em clubes, escolas secundárias e faculdades.

  • . Renato Souza
  • . Renato Souza
  • . Renato Souza

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação