Premiação

Startup in School escolhe vencedores de 2023

Estudantes ganhadores criaram apps de educação e bem-estar. Além de prêmios em dinheiro, eles terão suas ideias desenvolvidas

Bruno Azambuja*
postado em 18/12/2023 17:58 / atualizado em 19/12/2023 12:49
SiS -  (crédito: Divulgação)
SiS - (crédito: Divulgação)
int(9)

O programa  Startup in School (SiS) teve seus finalistas e vencedores da edição de 2023 divulgados nesse mês. O grupo My Choice foi o projeto campeão do ano, com um aplicativo gamificado para ajudar os alunos do ensino médio na escolha de suas carreiras, solução do Colégio Nacional, localizado em Uberlândia, Minas Gerais.

O grupo Bbikers, composto por estudantes do Etec Abdias do Nascimento, escola localizada no bairro de Paraisópolis, da cidade de São Paulo, ficou em 2º lugar e apresentou um app para estimular e apoiar mulheres que desejam praticar o ciclismo. Em terceiro lugar, o app U.Match, também do Colégio Nacional, de Uberlândia, trouxe um guia detalhado sobre universidades do país, com o objetivo de ajudar os candidatos a escolherem suas instituições de ensino, disponibilizando informações que variam desde mensalidade, até estrutura oferecida e custo de vida do bairro ou cidade.

O primeiro colocado levou para casa um notebook para cada estudante e um vale-presente de R$500 para cada orientador. Além disso, o projeto vai receber uma mentoria, com profissionais da Ideias de Futuro e de outras empresas ou organizações, para aceleração do projeto, durante cinco meses. A aceleração tem o objetivo de ajudar a startup a se lançar no mercado. Os segundos e terceiros lugares também recebem mentoria, além de prêmios como celulares e tablets. Adicionalmente, cada orientador recebe um valor em dinheiro.

A premiação foi realizada de forma online, com os 10 projetos finalistas se apresentando em pitches de cinco minutos a uma banca de especialistas nas áreas de educação, empreendedorismo, tecnologia e comunicação, responsável por escolher os três projetos vencedores.

As equipes ganhadoras foram escolhidas entre 2.300 estudantes, 172 professores orientadores e 547 equipes de 25 estados. Os estudantes enfrentaram o desafio de criar uma solução tecnológica para problemas reais de sua comunidade, com viabilidade econômica. Todas as fases do projeto foram feitas remotamente.

Sobre o prêmio

O Startup in School (SIS) é um programa estudantil de iniciação em Empreendedorismo Tecnológico, realizado pela Ideias de Futuro, desde 2015. É um curso modular, em formato de competição, em que os participantes criam uma startup baseada em tecnologia, com direito à certificado para todos que concluírem a trilha de aprendizados, e premiação para os melhores avaliados.

*Estagiário sob a supervisão de Priscila Crispi.

Os segundos e terceiros lugares também recebem mentoria, além de prêmios como celulares e tablets. Adicionalmente, cada orientador recebe um valor em dinheiro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação