Dia do Professor

Capes oferta 300 mil vagas em cursos virtuais para professores

Em homenagem ao Dia do Professor, a capacitação gratuita vai auxiliar os docentes da educação básica e alunos de licenciatura na produção de videoaulas

EuEstudante
postado em 15/10/2020 11:30 / atualizado em 15/10/2020 11:34
 (crédito: Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Twitter)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lança nesta quinta-feira (15/10) uma estratégia para enfrentar o impacto do isolamento social gerado pela pandemia do coronavírus na área do ensino. A iniciativa, em comemoração ao Dia do Professor, oferece 300 mil vagas em cinco cursos gratuitos e on-line voltados para professores e estudantes de licenciatura de todo país. As inscrições ficarão abertas por 30 dias corridos ou até o esgotamento das vagas.

O objetivo da Capes é preparar os profissionais da educação básica para a utilização de ferramentas on-line em sala de aula. Tanto para o retorno às atividades presenciais, ou dentro de novos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Portanto, os atuais e futuros professores aprenderão a produzir materiais audiovisuais próprios e a aperfeiçoar as práticas de sala de aula de maneira presencial ou a distância. Os cursos são organizados para serem feitos a partir de novembro de 2020 e durante 2021, com carga horária diferenciada. Eles também buscam atender às necessidades específicas de cada interessado.

O investimento na formação continuada de professores faz parte da diretriz da Capes em valorizar a formação de professores da educação básica. Esta orientação também está em sintonia com a visão do Ministério da Educação de que a pandemia de Covid-19 afetou a maioria das instituições de educação do País. Com isso, os professores tiveram que se adaptar ao meio virtual, e os cursos foram pensados não só para o momento atual, mas para o futuro.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Capes e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). As 300 mil vagas foram disponibilizadas graças ao empenho para formatar a estrutura dos cursos e deixá-los acessíveis ao público-alvo.

Cursos

O primeiro curso é “Como produzir videoaulas”, com 25 horas de duração e ensina as técnicas básicas para produção de aulas em vídeo, mostrando a importância do planejamento e da construção de um bom roteiro na criação do conteúdo educacional.

Em seguida vem “Mediação em EaD”, com 30 horas. Nesse curso, serão apresentados os aspectos que envolvem a tutoria na educação a distância, as funções do professor/tutor, competências e habilidades necessárias para trabalhar em cursos mediados por tecnologias. A capacitação também abordará os diversos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e as ferramentas utilizadas no processo ensino-aprendizagem.

O terceiro curso, “Desenho didático para o ensino on-line”, é destinado a qualificar os participantes em planejamento e mediação e instrumentos avaliativos para educação on-line. A carga horária é de 50 horas/aula.

O quarto curso – “Multimeios em educação” – terá 60 horas de duração e se trata do uso da tecnologia como recurso didático e apresenta ao futuro professor, tecnologias que foram usadas na educação. Serão mostradas formas de inovar e se apropriar dessa ferramenta, instigando assim a melhoria na aprendizagem.

Para finalizar, a última capacitação, “Psicologia na educação”, é voltada para o estudo científico proporcionado pela psicologia aplicada à educação e seu papel na formação do profissional. O participante terá a oportunidade de compreender a evolução histórica da psicologia, com a possibilidade de identificar alguns dos principais conceitos e aplicando-os em atividades.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas a partir desta quinta-feira (15/10) pela plataforma Eskada da UEMA. Professores em exercício e estudantes de licenciatura podem se inscrever. A formação das turmas se dará por ordem de inscrição.


Cronograma

Os cursos seguirão as seguintes datas:

Novembro de 2020 - Como produzir videoaulas; Mediação em EaD e Desenho didático para o ensino on-line;

Fevereiro de 2021 - Multimeios em educação e Psicologia na educação.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação