Metalurgia

ABM Brasil oferta cursos on-line sobre os setores minerometalmecânico

Temáticas como desoxidação e soldagem de aços serão abordadas nas capacitações da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Correio Braziliense
postado em 28/10/2020 18:21 / atualizado em 28/10/2020 18:51
 (crédito: ABM/Divulgação)
(crédito: ABM/Divulgação)

Para contribuir positivamente na retomada da economia no pós-pandemia com a qualificação de profissionais, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM Brasil) está com as inscrições abertas para sete cursos virtuais durante o mês de novembro. Associados têm 50% de desconto ao se inscreverem.

As capacitações serão ministradas por professores renomados, e os cursos têm curta duração, com carga horária entre 8 e 24 horas. A transmissão será pelas plataformas Google Meet e Microsoft Teams. As inscrições podem ser feitas pelo site da empresa.

O público-alvo do curso são profissionais ou estudantes de nível técnico ou superior envolvidos com o tema e que tenham interesse em aprofundar os conhecimentos. O aluno pode interagir com o professor durante a aula ao vivo ou assistir às gravações no horário que desejar. A ABM Brasil é uma associação civil sem fins lucrativos, que tem como objetivo congregar pessoas físicas e jurídicas, visando ações coletivas que promovam o desenvolvimento das pessoas. 


Programação


Tratamentos térmicos e termoquímicos dos aços

O curso tem o objetivo de transmitir conceitos e metodologia dos principais tipos de tratamentos térmicos e termoquímicos utilizados na indústria de transformação e indústria metal-mecânica.

Data: 3 a 13 de novembro

Professor: Luiz Roberto Hirschheimer


Simulação de defeitos de forjamento

Por meio dessa capacitação os alunos poderão simular processos de forjamento, compreender acerca de fatores metalúrgicos que influenciam o processo de forjamento, analisar defeitos em forjados com base em simulação e ter visão crítica de aspectos que influenciam na ocorrência de defeitos em forjados.

Data: 16 e 17 de novembro

Professor: Alisson Duarte


Soldagem dos aços

Nesse curso, os alunos irão desenvolver competências na área de soldagem de aços visando, selecionar processos de união, conhecer a influência dos parâmetros de processo e das principais descontinuidades na geometria do cordão de soldagem. Além disso, poderão relacionar as propriedades mecânicas e as microestruturas de juntas de aços para auxiliar na elaboração da EPS (Especificação de Procedimento de Soldagem) com base em normas da AWS (American Welding Society) e controle de qualidade da junta soldada.

Data: 17 a 27 de novembro

Professor: Maurício David Martins das Neves


Transformação da obtenção de ferro primário: do carbono ao hidrogênio

Os alunos terão a oportunidade de discutir o contexto das principais rotas existentes de obtenção de ferro primário e seu impacto na emissão de gases de efeito estufa com foco no detalhamento dos fundamentos dos processos tecnológicos e o maior uso de hidrogênio na Siderurgia do futuro.

Data: 18 a 25 de outubro

Professores: Jean Alencar e Washington Mafra

 
Desoxidação de aços

O objetivo do curso, exclusivo para associados, é dar aos alunos conhecimento fundamental sobre o tema, desenvolvendo tópicos importantes sobre desoxidação de aços. 

Data: 23 a 26 de novembro

Professor: Wagner Viana Bielefeldt

 

Fundamentos do processo de estampagem e leitura de relatórios de simulação

A compreensão geral do processo de estampagem e sua simulação é uma das principais formas para solucionar os problemas de forma eficiente e barata. Portanto, é fundamental para profissionais que desejam melhorar o desempenho e alcançar uma ascensão na carreira ou estudantes que querem ter experiências da indústria e oportunidades no campo da estampagem de chapas.

Data: 25 e 26 de novembro

Professor: Ricardo Viana

 

Refino secundário dos aços – fundamentos e aspectos operacionais críticos

O objetivo do curso é atualizar e capacitar o público-alvo sobre os fundamentos e aspectos operacionais críticos da área de refino secundário.

Data: 30 de novembro a 11 de dezembro

Professor: Bruno Rodrigues Henriques

Webinars temáticos


Por meio do programa Difusão Digital, a ABM vem promovendo uma série de webinars temáticos e gratuitos com especialistas renomados, que compartilham conhecimentos sobre assuntos relacionados às áreas de metalurgia, materiais e mineração. Nos próximos dias, estão previstas palestras que irão discutir novas tecnologias na indústria, processo de estampagem e aspectos teóricos sobre a metalurgia do pó. Confira a lista completa no site da ABM Brasil

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação