Oportunidade gratuita

Programa Médico dos Médicos abre 30 vagas para especializações

Interessados em se candidatar podem fazer as inscrições até 15 de dezembro. As especializações são em geriatria, saúde mental e reumatologia

EuEstudante
postado em 01/12/2020 13:40
 (crédito: Ashkan Forouzani/Unsplash )
(crédito: Ashkan Forouzani/Unsplash )

O Programa Médico dos Médicos, das clínicas AmorSaúde, oferece 30 vagas gratuitas para especialização em geriatria, saúde mental e reumatologia, pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (CMMG). As inscrições podem ser feitas pelo site do programa até 15 de dezembro.

Médicos que façam ou não parte da rede das clínicas podem participar. Todo o curso de especialização é oferecido de forma totalmente gratuita, portanto os gastos são custeados pela AmorSaúde. Apenas os custos das viagens e hospedagens até Belo Horizonte, para os encontros presenciais, são despesas arcadas pelos profissionais.

O curso tem duração de 18 meses e é oferecido na modalidade a distância (EaD), com demandas presenciais apenas no fim da formação. Para fazer parte da especialização, o profissional precisa manter uma agenda semanal de consultas junto à rede de clínicas, dispondo de cinco horas em dia pré-estipulado pela CMMG em comum acordo com a AmorSaúde, a fim de realizar consultas, que contam como horas práticas do curso.

Para cumprir essas demandas, o profissional pode escolher a unidade de sua cidade ou mais próxima para trabalhar, e recebe normalmente pela consulta prestada. 

Faltam médicos no país

Segundo Aquiles Vilar, vice-presidente jurídico e administrativo das clínicas AmorSaúde, as especialidades foram definidas a partir de pesquisas feitas pela rede, que constataram que essas especializações estão entre as de menor número entre os profissionais cadastrados nos Conselhos Regionais de Medicina.

Outra rodada análise identificou que o tempo de espera por consultas com esses especialistas eram maiores nas unidades da rede. Além disso, os próprios médicos das clínicas indicaram que estes seriam os cursos de maior interesse para uma pós-graduação.

A má distribuição de médicos pelas regiões do Brasil, com maior dificuldade de se encontrar especialistas no interior e pequenas cidades, também é um dos pontos considerados pelo Médico dos Médicos. Além disso, a pandemia provocada pelo coronavírus evidenciou a carência de profissionais de saúde, especialmente no sistema público.

Conheça o programa 

Ao todo, o programa feito em parceria com a faculdade mineira conta com três turmas com capacidade de 40 alunos, com a possibilidade de até 120 vagas. Para conferir demais informações sobre o curso e os critérios de admissão, acesse o site do Médico dos Médicos


 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação