ENTREVISTA DE TRABALHO

JobConvo dá dicas para se sair bem em entrevistas de emprego on-line

As explicações têm como objetivo auxiliar pessoas que procuram um novo trabalho e irão enfrentar reuniões virtuais no processo seletivo

EuEstudante
postado em 03/12/2020 20:27 / atualizado em 03/12/2020 20:30
É possível conseguir trabalho se comportando de maneira adequada em entrevistas virtuais -  (crédito: Glenn Carstens-Peters / Unsplash)
É possível conseguir trabalho se comportando de maneira adequada em entrevistas virtuais - (crédito: Glenn Carstens-Peters / Unsplash)

A startup de recrutamento e seleção JobConvo explica maneiras de como participar de uma entrevista em casa e conseguir um novo trabalho. As orientações e dicas são dadas por Ronaldo Bahia, CEO e fundador da startup. Confira.

Teste a conexão de internet e escolha um ambiente adequado

Antes de começar a entrevista, é importante testar a conexão de internet e a câmera do computador. Um dos principais problemas que ocorrem em reuniões on-line são técnicos, desde o sinal da internet à câmera do computador do candidato que apresentam falhas.


Procure um ambiente confortável, quieto e com boa iluminação e sinal de internet, que não desvie a sua concentração e nem a do entrevistador. Lugares com ruídos de barulhos tiram a atenção do recrutador e candidato, além de atrapalhar o andamento da conversa e entendimento do entrevistador sobre as respostas dadas.


Seja pontual

Um dos erros mais comuns é a falta de pontualidade na entrevista e isso causa má impressão do candidato. Ficar on-line cinco minutos antes de iniciar a entrevista ajuda a se preparar para o bate-papo e evita possíveis imprevistos.


Conheça a empresa

Estudar sobre a empresa e elaborar perguntas para o recrutador, independentemente se a entrevista é virtual ou presencial, é fundamental e causa boa impressão. Ao se candidatar para uma posição em uma empresa, pesquise sobre valores e cultura, mercado de atuação, concorrentes etc. Esse é um momento importante para tirar dúvidas, atitudes assim demonstram o interesse do candidato sobre a empresa e a vaga desejada.


Seja objetivo e tenha respeito com o recrutador

Ser claro e objetivo nas respostas, respeitar o tempo de fala do recrutador, sem interrompê-lo, para depois o candidato colocar seus pontos e perguntas a serem realizadas.


Vista-se adequadamente

Mesmo que o processo ocorra em casa, é importante se arrumar bem para participar de uma reunião virtual. É necessário pensar como se estivesse indo para a empresa fazer a entrevista, como você iria se vestir?

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação