Alfabetização

MEC e Capes oferecem 40 mil vagas de capacitação para educadores

O curso, que é gratuito, é para professores que atuam da pré-escola ao 2º ano do ensino fundamental. As aulas serão on-line e ministradas em uma plataforma própria do MEC

EuEstudante
postado em 28/12/2020 11:49
A parceria entre Brasil e Portugal pretende levar professores alfabetizadores para Portugal em 2021 e 2022 -  (crédito: Rodrigo Nunes/Esp.CB)
A parceria entre Brasil e Portugal pretende levar professores alfabetizadores para Portugal em 2021 e 2022 - (crédito: Rodrigo Nunes/Esp.CB)

O Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) estão oferecendo 40 mil vagas no curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC). A capacitação gratuita é destinada a professores que trabalham da pré-escola ao 2º ano do ensino fundamental, estudantes de licenciatura também podem participar. As inscrições devem ser feitas no site.


O curso terá carga horária de 160 horas, a capacitação será iniciada em 11 de janeiro de 2021. As aulas serão realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec), por meio de vídeos, materiais de leitura e tarefas de estudo, concebidos de acordo com os princípios da gamificação e dos recursos abertos.


A produção do curso, que faz parte do programa de alfabetização escolar Tempo de Aprender, é resultado da cooperação internacional entre a Capes, a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC, a Universidade do Porto (UP), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb). Além da capacitação a distância, a parceria visa levar professores alfabetizadores para Portugal em 2021 e 2022.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação