Eu, Estudante

Capacitação

Ministério da Cidadania oferece três novos cursos gratuitos

A capacitação é feita de maneira totalmente on-line. No total, a pasta está disponibilizando 26 cursos e tutoriais gratuitos sobre diversos temas

A partir desta segunda-feira (21/12), estarão disponíveis no Portal Capacitação Cidadania três cursos lançados pelo Ministério da Cidadania. Os novos cursos são: "Cadastro Único: conhecer para incluir", "Plano e Portal Progredir" e "Proteção social no Suas a indivíduos e famílias em situação de violência e outras violações de direitos: fortalecimento da rede socioassistencial". Para participar, se inscreva no Portal Capacitação Cidadania.


Saiba mais sobre cada curso


"Cadastro Único: conhecer para incluir" é fruto da união entre a Secretaria Nacional do Cadastro Único (Secad), a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). O objetivo é capacitar técnicos e gestores locais de programas sociais para a utilização do Cad-Único.


O curso "Plano e Portal Progredir" visa orientar os gestores e técnicos estaduais e municipais sobre o Plano Progredir e seus eixos de atuação, bem como o Portal Progredir e suas funcionalidades. O conteúdo foi desenvolvido a partir de uma parceria firmada entre a Sagi, a Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva (Seisp) e o Instituto Federal Farroupilha.

O terceiro conteúdo que será incluído no Portal Capacitação Cidadania é o "Proteção social no SUAS a indivíduos e famílias em situação de violência e outras violações de direitos: fortalecimento da rede socioassistencial", estruturado pela Sagi, pela Secretaria Nacional de Assistência Social (Snas) e pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).


É um curso destinado principalmente a técnicos de nível superior das equipes de referência dos serviços do SUAS, mas a participação de outros profissionais da rede socioassistencial pode contribuir para aumentar a qualidade do serviço. Por isso, é recomendado que educadores, cuidadores e demais trabalhadores do Suas também o realizem.


O Portal EaD do Ministério da Cidadania oferece 26 cursos e diversos tutoriais gratuitos sobre temas como primeira infância, assistência social, Programa Bolsa Família, entre outros, que também estão com inscrições abertas.