Capacitação

Escolas públicas podem se inscrever em capacitação da USP até sexta (5)

As vagas são destinadas para professores da educação básica, coordenadores e diretores. Cursos são ofertados pela USP em parceria com o Instituto iungo

EuEstudante
postado em 04/02/2021 20:52 / atualizado em 04/02/2021 20:58
 (crédito: Wokandapix/Pixabay)
(crédito: Wokandapix/Pixabay)

Termina, nesta sexta-feira (5/2), o prazo para inscrição de educadores da rede pública no programa de capacitação Repensando o Currículo, ofertado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) e pelo Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP-USP), em parceria com o Instituto iungo.

São 400 vagas destinadas a professores dos anos finais do ensino fundamental ou médio, coordenadores pedagógicos e diretores. A seleção é feita por escola. Fica a cargo do diretor da instituição inscrever quatro profissionais, um para cada curso. As aulas ocorrem de 1º de março a 30 de abril com 120 horas de duração.

No ato de inscrição, os candidatos devem preencher o formulário com informações pessoais e responder a quatro questões subjetivas:

  • Descreva a sua escola, considerando tanto os dados formais (tamanho, séries etc.), quanto as características socioeconômicas da comunidade atendida e seu projeto político-pedagógico;
  • Explique as intenções, aspirações e expectativas para participarem dos cursos "Repensando o currículo"; a resposta deve refletir o pensamento da escola e dos quatro docentes indicados;
  • Cite e descreva um exemplo de projeto desenvolvido na escola que foi transformador para a comunidade escolar;
  • Se vocês tivessem poderes para reinventar as práticas escolares e suas aulas, pensando nas demandas da sociedade atual, numa educação de qualidade e na escola ideal, como seriam as aulas e a escola? Queremos conhecer a sua utopia para a educação.

 

O programa visa o desenvolvimento profissional dos participantes por meio de experiências e práticas educativas. São quatro cursos divididos em diferentes áreas: as linguagens nas práticas educativas, ciências, humanidades e projetos de vida e cidadania.

Para os cursos de linguagens, ciências e humanidades, é necessário que o inscrito seja professor efetivo atuante na área da vaga que deseja. Para a capacitação em projetos de vida e cidadania, o cursista pode ser professor, coordenador pedagógico ou diretor efetivo de escola de educação básica.

As aulas são noturnas, e é possível optar pelos seguintes horários: das 19h às 20h45 ou das 21h às 22h45, às terças, quartas e quintas-feiras. Os docentes responsáveis são da FE-USP e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação