Avaliação

Cebraspe apresenta resultados de avaliação com estudantes do Senai

O número de participantes em nível avançado na prova prática subiu de 18,2% para 54,7% em 2020. Foram avaliados 30,6 mil estudantes do Senai de todo o país

EuEstudante
postado em 02/03/2021 17:57 / atualizado em 02/03/2021 21:04
 (crédito: Armin Rimoldi/Pexels)
(crédito: Armin Rimoldi/Pexels)

Avaliação aplicada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) com estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) teve 74,7% dos participantes com resultados adequados e avançados na prova objetiva. Na etapa prática, essa porcentagem foi de 54,7%.

Os números da prova prática apontam crescimento em relação aos resultados em 2018, de 18,2%.

Participaram da Avaliação de Desempenho de Estudantes (ADE) 30,6 mil estudantes de 330 escolas do Senai em todos os estados e no Distrito Federal. O objetivo é avaliar e melhorar os cursos de educação profissional técnica de nível médio, por meio de avaliações objetivas e práticas, utilizando como indicador a proficiência dos alunos.

A avaliação é separada em prova objetiva on-line e prova prática. A primeira etapa foi feita entre setembro de 2019 e setembro de 2020 por meio do Sistema de Aplicação de Testes Eletrônicos (SATE). Além das provas, também foram ouvidos, por meio de questionários, 2.510 docentes, 340 coordenadores pedagógicos e 235 gestores.

Os dados gerais da avaliação educacional foram apresentados pela coordenadora de ensino, pesquisa e avaliação do Cebraspe, Renata Manuelly de Lima Rêgo, durante o “Workshop dos Resultados da Avaliação do Desempenho dos Estudantes do Senai”, organizado pelo Senai na última semana. Para a coordenadora, os dados permitem refletir sobre os resultados e, principalmente, utilizar os levantamentos nas intervenções pedagógicas para o ano de 2021.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação