Capacitação

MEC disponibiliza materiais e cursos gratuitos para população

Capacitações são fundamentadas na base nacional comum curricular e ministrados de forma on-line. Ao fim, o estudante recebe certificação

EuEstudante
postado em 28/05/2021 21:02
 (crédito: Christin Hume/ Unsplash)
(crédito: Christin Hume/ Unsplash)

Por meio da plataforma Avamec, o Ministério da Educação (MEC) oferece materiais de estudo e 135 cursos on-line gratuitos. O site com os conteúdos foi criado pela pasta com o objetivo de fornecer um ambiente virtual e colaborativo de aprendizagem.

 

As capacitações são de variados assuntos relacionados a base nacional comum curricular. O público-alvo dos cursos é a comunidade educacional formada por diretores, professores, reitores e etc. No entanto, a população também pode se inscrever. Atualmente, há mais de 2 milhões de estudantes ativos na plataforma.

 

A plataforma Avamec classifica os cursos por categoria, componente curricular e/ou etapa de ensino. Além disso, algumas das capacitações são desenvolvidas por profissionais da educação e entidades do segmento, como os cursos “Aperfeiçoamento em Bem-Estar no Contexto Escolar”, planejado pela Secretaria de Educação Básica (SEB), e  “Alfabetização Baseada na Ciência” da Secretaria de Alfabetização (Sealf).

 

No site, há também a divulgação dos dados de acessos aos cursos. O “Alfabetização Baseada na Ciência” acumula mais de 3,5 milhões e é o segundo mais acessado da plataforma. O primeiro é o “Práticas de Alfabetização” com 5 milhões. As capacitações têm diferentes atividades e carga horárias. Ao fim do curso, o estudante recebe certificação.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação