QUALIFICAÇÃO

Empresa abre mais de 500 vagas de mentoria para mulheres negras

O programa de qualificação são oferecidos gratuitamente para mulheres negras desempregadas, mas que estejam cursando o ensino superior

Eu Estudante
postado em 28/10/2021 17:54
 (crédito: FOTO ILUSTRATIVA)
(crédito: FOTO ILUSTRATIVA)

A startup Se Candidate, Mulher! está com mais de 500 vagas gratuitas abertas para um programa de mentoria exclusivo para mulheres negras, o Carolinas. O trabalho é desenvolvido em parceria com grandes players do mercado como a Méliuz, Heineken, Trybe, Pipefy e Vertico. As inscrições ocorrem no período de  8 e 14 de novembro, por formulário, no link. As inscrições são gratuitas e o evento é on-line.

O programa é inspirado em Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do Brasil, e será uma espécie de capacitação profissional com aulas específicas para desenvolver habilidades técnicas e interpessoais para melhorar a performance dessas mulheres em processos seletivos.

Para se inscrever, a interessada precisa se autodeclarar negra, estar desempregada e estar cursando graduação ou já ter graduação completa, independente da área de atuação. De acordo com a fundadora do negócio, Jhenyffer Coutinho, “nosso desejo é fazer com que as mulheres sintam-se mais preparadas ao se candidatarem às vagas de emprego ou promoção que quiserem, enfrentando com confiança os desafios impostos pelas diferenças de cor e gênero”, enfatiza.

Segundo dados do IBGE, a probabilidade de desalento para mulheres negras em relação a homens brancos é de 35%. Além das diferenças sociais e econômicas existentes no mesmo gênero, mulheres negras enfrentam ainda o abismo entre elas e homens brancos. A startup já alcança mais de 500 mil pessoas por mês e recoloca, pelo menos, uma mulher por dia no mercado de trabalho. Para se ter uma ideia, mais de 15 mil mulheres se capacitaram gratuitamente por meio da Se Candidate, Mulher! Nas mentorias oferecidas pela Se Candidate, Mulher!, pelo menos 50% das participantes são negras.

De acordo com Jhenyffer Coutinho, fundadora da Se Candidate, Mulher!, o objetivo da capacitação é impulsionar mulheres negras para que elas consigam se recolocar no mercado de trabalho. “Independentemente da área de atuação, sabemos que as oportunidades são mais difíceis para mulheres negras. Nosso propósito é promover a equidade de gênero nas empresas por meio da inclusão de mulheres, capacitando as mesmas em todo o processo de candidatura a uma vaga de emprego. Nas mentorias, as capacitamos para que todas possam ser protagonistas por meio de um currículo estratégico, linkedin bem construído e performance na entrevista ”, afirma.

Entre as mentoras e convidadas estão as especialistas em diversidade e inclusão Andreza Maia e Ana Minuto, a estrategista em marketing digital e comunicação Amanda Cordeiro, a especialista em inovação e transformação digital e LinkedIn Top Voice Amanda Graciano, entre outras profissionais inspiradoras para impulsionar a carreira das mulheres.

As participantes terão aulas com os temas "Dificuldades e oportunidades das mulheres negras no mercado de trabalho”, “Síndrome do impostor”, “Elaboração de currículo”, “LinkedIn” e “Comunicação e oratória”.

O link de acesso das capacitações, que ocorrerão via Zoom, será enviado por e-mail às selecionadas para o programa. Em caso de grande número de inscrições, serão selecionadas as 500 primeiras que se encaixarem nos pré-requisitos.

A auxiliar de almoxarife Evelin Morais, que já participou de mentorias na Se Candidate Mulher!, conta sobre sua experiência. “A mentoria expandiu meus horizontes, mudando pensamentos sobre quem eu sou, sobre o que sou capaz de fazer e onde posso chegar. Após o programa, em um período de um mês, realizei três entrevistas de emprego e pude escolher a melhor oportunidade para mim. A empresa onde trabalho atualmente é ótima e é reconhecida nacionalmente pela qualidade dos serviços prestados. Tenho certeza que terei ainda mais oportunidades de me expandir profissionalmente”, conta.

Desigualdade de gênero e cor
Estudo recente do laboratório de dados Data_labe, na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, revelou que o desemprego de mulheres negras é maior do que o de homens brancos. De acordo com a pesquisa, raça, gênero e localização são pontos decisivos na hora de encontrar uma vaga de emprego.

O estudo mostrou que a possibilidade de mulheres negras estarem em situação de desemprego era de 9,2%, no primeiro semestre de 2021 em relação a homens brancos, que corresponde a 5,6%. Esses dados só reforçam que, no país, o risco de desocupação da mulher negra é quase o dobro comparado a homens brancos.

E as diferenças não param por aí: Segundo dados do IBGE, a probabilidade de desalento para mulheres negras em relação a homens brancos é de 35%. Além das diferenças sociais e econômicas existentes no mesmo gênero, mulheres negras enfrentam ainda o abismo entre elas e homens brancos.

Fique ligado!

Mentoria Se Candidate, Mulher!
Inscrições: De 8 a 14 de novembro
Resultado: 16 de novembro
Aulas: 17 a 30 de novembro. O link será enviado após a seleção!

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação