LIDA

Evento reúne jovens decididos a encontrar soluções para o futuro

Pontapé inicial ocorre no Porto Digital, em Recife, um dos principais parques de inovação tecnológica do Brasil, e em outras capitais do país

Mariana Andrade*
postado em 04/08/2022 17:32 / atualizado em 04/08/2022 18:46
 (crédito: Divulgação/LIDA)
(crédito: Divulgação/LIDA)

A primeira edição do Liderando o Amanhã (LIDA), evento que pretende estabelecer conexões entre jovens que buscam soluções para o futuro, será realizada na sexta-feira (12) no Porto Digital, em Recife (PE), maior parque tecnológico urbano aberto do Brasil. As atividades estão programadas para ocorrer na rua do Apolo 235, das 9h às 18h. Os interessados podem fazer a inscrição, gratuitamente, no site.

Inicialmente programado para ocorrer apenas em Recife, o evento será realizado, simultaneamente, em São Paulo (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG) e Goiás. De acordo com a organização, a intenção é que o LIDA continue sendo realizado todos os anos.

Seguindo o formato de bootcamp, modelo de ensino em formato intensivo, o LIDA é co-realizado e conta com a colaboração da Cordel, em parceria com a Ashoka Brasil, Fruto de Favela, Instituto Três Pilares, Oxente Software House e Estude Comigo.

Idealizado pelo estudante de design Vinnicius Ferreira, 20 anos, o LIDA surgiu para equacionar a falta de conexão com outros jovens do mesmo segmento, promovendo a troca de ideias, além de expandir o conhecimento de empresas atuantes na região. "A proposta é seguir um modelo de impacto descentralizado", diz Ferreira.

Segundo ele, o objetivo do evento é “pegar a galera jovem e potencializar seus talentos” a partir dos recursos do Porto Digital. O objetivo do LIDA é instigar os jovens a buscarem, em conjunto, propostas e soluções para problemas da cidade do Recife e outras localizadas em regiões metropolitanas.

O LIDA é aberto a toda comunidade, mas tem como foco jovens do 3º ano do ensino médio ou que se encaixem no perfil de liderança. “Nosso propósito é inspirar esse pessoal para que eles enxerguem no empreendedorismo uma forma de mudar o próprio futuro e também de suas comunidades”, diz Ferreira.

“Empreender não significa, necessariamente, que a pessoa precisa abrir ou gerenciar um negócio. O fato de alguém conseguir identificar um problema e, a partir dele, buscar uma solução ou oportunidade. São fatores que levam ao empreendedorismo”, afirma.

A equipe de organizadores do LIDA é inteiramente formada por jovens líderes pernambucanos, responsáveis por comandar toda a programação do evento. Ferreira compartilha que, além da imensa ansiedade, a equipe espera que o evento impacte a juventude da região.

Para Ferreira, oferecer um evento gratuito é uma forma de incluir pessoas periféricas, apoiando e identificando projetos e ideias.“Queremos mostrar para eles que todos são capazes de transformar o espaço onde vivem. O LIDA veio para dar esse ‘sacode’ na galera, criando uma rede de jovens transformadores”, afirma.

Após o evento, os organizadores de cada LIDA vão se reunir virtualmente para trocar insights e estabelecer redes de networking. “Nosso objetivo é conseguir formar sonhos e, quem sabe, atingir um impacto a nível nacional, por meio de ações pró-bono”, diz Ferreira.

Material gráfico com a programação do evento na sexta-feira (12) em Recife
Material gráfico com a programação do evento na sexta-feira (12) em Recife (foto: Divulgação/LIDA)

Programação: 12/8

  • 9h - Credenciamento do LIDA
  • 9h30 - Abertura Oficial
  • 10h10 - Bora nos conhecer!
  • 10h30 - Coffee-break
  • 10h40 - Papo Inspira: Ana Uriarte
  • 11h - Meu Problema é Teu Também: Identificando os problemas das nossas cidades
  • 12h - Olha a Pizza! - Momento do Almoço
  • 12h50 - Mãos na massa
  • 14h30 - Abordagem das propostas de soluções
  • 15h - Papo Inspira: Rodrigo Lopes
  • 15h20 - Todos Somos Transformadores
  • 16h40 - Coffee-break
  • 16h50 - Roda de conversa: Pernambuco, tem jeito?
  • 17h - Quais nossos próximos passos? + Sorteio
  • 17h10 - Apresentações culturais
  • 18h - Bye bye

 *Estagiária sob a supervisão de Jáder Rezende

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação