As inscrições para a 9ª edição do bootcamp de programação para mulheres, evento realizado pela Laboratória, já estão abertas. Para participar do processo seletivo, as interessadas podem acessar o site da seleção até 6 de novembro. O treinamento exclusivo para quem se identifica como mulher permite o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais ao longo de seis meses.
Cerca de 80% das mulheres estão empregadas em setores de baixa qualificação ou informais devido a enraizados estereótipos de gênero e barreiras socioeconômicas, de acordo com um estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Nos últimos cinco anos, cerca de 350 mulheres se formaram na Laboratória e mais de 90% das alunas no Brasil foram contratadas na área de programação. As alunas não pagam nenhuma tarifa durante o curso. Apenas se elas ingressam no mercado tech, após finalizarem o bootcamp, que o pagamento é efetuado.
Um total de 2.700 mulheres passaram pelo bootcamp no Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru e mais de 1.000 empresas e startups contrataram o banco de talentos da Laboratória.
Critérios de seleção:
- Apresentar-se e identificar-se como mulher.
- Ter no mínimo 18 anos ou 18 anos completos ao final do bootcamp. Não há idade máxima.
- Ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral
- Não estar cursando uma universidade durante o bootcamp, já que a formação requer dedicação integral.
- Ter disponibilidade para frequentar as aulas 5 horas por dia (das 13h às 18h), 5 vezes por semana, durante 6 meses. As aulas são remotas.
- Viver em território nacional.