As inscrições para o programa Para Mulheres na Ciência encerram em 17 de julho. O projeto busca premiar sete jovens pesquisadoras das áreas de ciências da vida, ciências físicas, ciências químicas e matemática com uma bolsa-auxílio de R$50 mil cada, para dar prosseguimento aos seus estudos. Os responsáveis pelo evento são a L'Oréal Brasil, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).
O prêmio, que ocorre há 18 anos no país, tem como objetivo promover e reconhecer a participação da mulher na ciência, favorecendo o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro. As vencedoras serão conhecidas no segundo semestre deste ano.
Requisitos para as candidatas: é necessário ter concluído o doutorado a partir de 01/01/2015. Para mulheres com um filho, o prazo se estende por mais um ano e, para quem tem dois ou mais filhos, o prazo adicional será de dois anos. Além disso, a cientista deve ter residência estável no Brasil, desenvolver projetos de pesquisa em instituições nacionais, entre outros requisitos.
Ao longo destes 18 anos no Brasil, o programa Para Mulheres na Ciência já reconheceu e incentivou 117 cientistas brasileiras, premiando a relevância dos seus trabalhos, com a distribuição de mais de R$5 milhões em bolsas-auxílio. O regulamento completo e mais informações sobre o programa estão disponíveis no site do programa.