Enem

Inep disponibiliza materiais de apoio para inscritos no Enem 2020

No portal do instituto, é possível acessar provas e gabaritos de edições anteriores, o manual de correção da redação e videoprovas em libras

EuEstudante
postado em 18/11/2020 19:32 / atualizado em 18/11/2020 19:34
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 podem acessar diversos conteúdos para se prepararem para o exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou materiais de apoio, como provas antigas e gabaritos no site do instituto.

No portal, é possível ter acesso também à Matriz de Referência do Enem, que determina o que será avaliado em cada área do conhecimento. Além disso, o Inep disponibiliza a cartilha do participante, com orientações a respeito da redação do exame. No material, há dicas sobre a estrutura do texto, explicações sobre a correção, critérios usados na distribuição dos pontos e exemplos de redações nota 1000.

Os inscritos também podem conferir o manual de correção — uma novidade para o Enem 2020. Pela primeira vez, o Inep disponibilizou as apostilas de capacitação dos corretores de redação, elaboradas para a edição anterior.

Informações estão disponíveis de forma acessível 

Por meio da plataforma Videoprova em Libras, candidatos podem acessar todas as questões das provas passadas e a cartilha do participante em língua brasileira de sinais (libras). Os inscritos podem acessar o material pelo canal do Inep no YouTube.

Ao todo, 52.598 pessoas solicitaram, em geral, algum tipo de atendimento especializado para o Enem 2020. Desse total, 1.353 declararam ser surdos e 2.487 informaram possuir deficiência auditiva.

Candidatos podem usar aplicativo para acessar outras informações

Entre os canais de informação sobre o exame, encontra-se o aplicativo do Enem, que reúne dados da inscrição, cronograma e alertas, além de permitir que o participante confira o local de prova. Após o exame, é possível ter acesso ao gabarito e ao resultado. No aplicativo, o participante também pode fazer um simulado do exame.

Já no site do Enem, é possível verificar cronograma, dicas para antes, durante e depois da prova, além de ter acesso a um espaço com as perguntas frequentes. No Sistema Enem, o participante também pode acessar diversas informações desde o momento da inscrição até a divulgação dos resultados. A página do Enem, no portal do Inep, reúne toda a legislação do exame, além de outros documentos.

Datas que serão feitas as provas

O Enem está marcado para 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Ao todo, 5.783.357 inscrições foram confirmadas para esta edição. Desse total, 5.783.357 correspondem a inscritos na versão impressa do exame, enquanto 96.086 pessoas optaram por fazer virtualmente.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação