Cultura

Aprendizado da tevê e do cinema pode auxiliar na prova do Enem

O conteúdo extracurricular pode contribuir na preparação para a prova

Augusto Fernandes
postado em 10/01/2021 06:00 / atualizado em 10/01/2021 11:54
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press                       )
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press )

Os vestibulares mais tradicionais do país cobram dos candidatos o estudo de uma matriz de referência de obras literárias e cinematográficas, que servem para auxiliar os alunos a contextualizar as questões, bem como para aprimorar a interpretação de texto e o repertório cultural de cada um deles para a redação. Não é o caso do Enem, mas isso não significa que os estudantes devem deixar de lado o acesso a esse conteúdo extracurricular, que pode contribuir no processo de preparação para a prova.

“É importante consumir essas obras pelo tipo de conteúdo que é cobrado no Enem, sobretudo na redação. Para o aluno, será imprescindível que, diante dos problemas e questões que lhe serão apresentados, ele possa ter respostas fundamentadas em clássicos e estudos, e não simplesmente na opinião pessoal. Cada candidato precisa construir argumentos sólidos, e ele consegue essa bagagem lendo livros ou assistindo a filmes e a documentários”, explica o professor de história do Sigma David Nogueira.

Segundo ele, as obras mais recomendadas para o Enem são as que abordam os problemas sociais do Brasil, visto que assuntos como escravidão, desigualdade econômica e distribuição de terra são temas recorrentes no certame. E em um ano marcado por questões raciais e de dificuldades financeiras em razão da pandemia do novo coronavírus, esta edição do exame deve reservar questões sobre esses assuntos.

Obras focadas em temas mais contemporâneos, como o impacto das tecnologias e das redes sociais na população, também são uma boa sugestão para os estudantes. Ciente disso, Ana Luísa Santana, 18 anos, tem conciliado os estudos dos conteúdos de sala de aula com alguns documentários que abordam o tema, como O Dilema das redes e Black Mirror.

“Meus professores, tanto os da escola, quanto os de cursinhos, sempre me estimularam a procurar filmes e documentários, além de livros, para seguir trabalhando o meu aprendizado. É bom, porque aproveito o tempo que assisto uma série tanto para descansar, quanto para estudar. Com certeza, isso pode me auxiliar a desenvolver o raciocínio na hora de escrever a redação”, comenta.

Benefícios


O professor de sociologia e filosofia Edivaldo Montes, também do Sigma, lembra que, por conta da pandemia, os alunos precisam ser incentivados a usufruir de materiais de estudo diferentes dos que eles têm acesso em sala de aula. “Levando em conta a defasagem que eles terão por conta da pandemia, esses materiais artísticos colaboram bastante e podem favorecer a formação e a organização das competências que são exigidas no Enem.”

Segundo ele, esse complemento que é oferecido por livros e filmes, além de ser positivo para a preparação dos estudantes aos exames de admissão às universidades, é importante para o desenvolvimento pessoal de cada jovem. “Esses materiais são fundamentais no sentido de ampliar os horizontes dos alunos e oferecer temáticas e formações mais amplas. O conhecimento está sempre em construção”, afirma.

Fabiane Blenda Campos
Fabiane Blenda Campos (foto: arquivo pessoal )

Fabiane Blenda Campos, 17, tem dedicado parte da rotina de estudos para consumir livros e filmes. De acordo com a estudante, as obras do sociólogo polonês Zygmunt Bauman ajudam bastante na preparação para o Enem. “Busquei livros ricos em repertório sociológico e filosófico, e os do Bauman são excelentes. Será importante para a redação, pois nós temos que mostrar para os corretores que de fato sabemos daquilo que estamos escrevendo”, opina.

Outra leitura indispensável para a jovem é a Constituição Federal. “O Enem é uma prova que cobra dos alunos quais são os deveres e direitos de cada cidadão e como a sociedade funciona. E a Constituição deixa isso bem claro. Portanto, é importante estar por dentro.”

 
Prepare a pipoca

Confira sugestões de filmes e documentários que podem ajudar nas provas do Enem*:

Filmes
» 12 Anos de escravidão
» A Guerra de Canudos
» A Ilha
» A Lista de Schindler
» A Onda
» A Outra história americana
» A Queda! As últimas horas de Hitler
» Adeus, Lenin
» Apocalipse now
» Bacurau
» Carandiru
» Central do Brasil
» Cidade de Deus
» Cinema, aspirinas e urubus
» Coringa
» Crash — No limite
» Desmundo
» Diamante de sangue
» Diários de Motocicleta
» Entre os muros da escola
» Gênio indomável
» Germinal
» Getúlio
» Guerra ao terror
» Hannah Arendt — Ideias que chocaram o mundo
» Histórias cruzadas
» Hotel Ruanda
» Instinto
» Invictus
» Jogos vorazes
» Lincoln
» Mandela
» Matrix
» Menina de ouro
» Nascido em 4 de Julho
» No
» O Ano em que meus pais saíram de férias
» O Grande desafio
» O Jardineiro fiel
» O Lobo de Wall Street
» O Menino do pijama listrado
» O Que é isso companheiro?
» O Show de Truman
» O Último rei da Escócia
» Okja
» Olga
» Os Miseráveis
» Parasita
» Que horas ela volta?
» Revolução dos bichos
» Sociedade dos poetas mortos
» Tempo de glória
» Tempos modernos
» Território restrito
» V de Vingança
» Xingu

Documentários/Séries
» A 13ª Emenda
» A História das coisas
» A Sombra de um
delírio verde
» Alimentos S.A.
» Black Mirror
» Brasil, uma história inconveniente
» Capitalismo: uma história de amor
» Cowspiracy: O segredo da sustentabilidade
» Dilema das Redes
» Ela fica linda quando está com raiva
» Guerras do Brasil.doc
» Hitler’s circle of evil.
» Holocausto brasileiro
» Ilha das Flores
» Merlí
» Nós somos uma legião:
a história dos hackers ativistas
» O Dia que durou 21 anos
» O Veneno está sobre nossa mesa
» Privacidade rackeada
» Quebrando o tabu
» Verônica

Fonte: professor Edivaldo Montes
*Consultar classificação indicativa

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação