Sem estresse

Saiba como controlar o estresse e a ansiedade antes do Enem

Os dias que antecedem a prova podem trazer à tona a ansiedade. Há estratégias que ajudam a controlar essa sensação

Augusto Fernandes
postado em 10/01/2021 06:00 / atualizado em 10/01/2021 11:53
 (crédito: arquivo pessoal )
(crédito: arquivo pessoal )

A proximidade de um evento tão importante quanto o Enem pode provocar uma série de reações entre os alunos que participarão do processo, o que tende a ser prejudicial para o desempenho de cada candidato. Enquanto alguns não conseguem dormir direito, há quem fique ansioso nos dias que antecedem as provas. Outros, começam a estudar o máximo de tempo possível para tentar reforçar os conteúdos, pois temem não saberem o suficiente para responder as questões. No entanto, o que de fato é importante nessas horas é que os alunos foquem em momentos de autocuidado, pois eliminar o estresse é fundamental.

“O aluno passou o ano todo estudando, então, é importante ele ter momentos de generosidade consigo mesmo. Não é nos momentos finais que tudo tem que ser resolvido, em especial o conteúdo. Por isso, é crucial o estudante chegar descansado para o Enem, pois o ano letivo foi de uma intensidade bastante elevada. A aceleração prejudica a absorção, o foco e a atenção, aspectos fundamentais para as provas”, observa o médico psiquiatra e professor colaborador da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB) Luan Diego Marques.

Segundo ele, a principal dica para os candidatos que estão preocupados com o Enem é que eles encontrem técnicas de escape para a ansiedade. Elas variam de pessoa para pessoa, mas podem ser a prática de alguma atividade física, a leitura do livro favorito ou uma maratona de filmes e séries. Marques alerta, contudo, que essas estratégias de manejo das emoções devem ser saudáveis. Comer bastante, por exemplo, pode atrapalhar ainda mais o aluno.

“Cada jovem deve aproveitar a própria rotina para descobrir as possibilidades de fuga mais saudáveis, que o ajudem na concentração. Eles ficarão muitas horas debruçados sobre grandes textos no Enem, então, o foco é necessário. Quando o estudante cuida do corpo e do aspecto emocional, ele se permite desacelerar e esse desacelerar vai facilitar ele a se concentrar.”

Para Maria Luiza Valle, 17 anos, a válvula de escape são as sessões de equitação com a égua Murigal. Ela diz que o tempo ao ar livre a permite respirar e tranquilizar a mente. Já na hora de revisar os conhecimentos, a jovem evita ficar tão sufocada com os conteúdos e recorre à técnica “pomodoro”, em que, a cada 25 minutos de estudo, ela descansa cinco minutos. “É algo que me ajuda bastante, porque, às vezes, tentamos entrar em um ritmo elevado de estudos, mas não damos conta de tudo. Reservar esse pequeno intervalo tem sido muito positivo.”

Otimismo


Professor do programa de mestrado e doutorado da Universidade Católica de Brasília, Célio da Cunha diz que também é importante os estudantes internalizarem pensamentos positivos nessa reta final de preparação. “A recomendação é que os candidatos tenham serenidade, paz e confiança. Eles devem ir para a prova com convicção dos seus conhecimentos”, ressalta.

De acordo com o professor, mesmo que o estudante não atinja a pontuação necessária, ele não pode se abalar. “É fundamental que o jovem tenha consciência de que não pode desistir se ele falhar, e que ele tem de tentar duas, três, quatro, ou quantas vezes forem necessárias até dar certo. Nesse sentido, a família e os amigos têm de ajudar esse estudante a criar um clima de confiança e a mostrar que acreditam no sucesso dele. Se o sucesso não vier agora, será obtido em outra etapa.”

Esse apoio tem sido indispensável para a preparação de William Homero, 18. Constantemente, ele recebe mensagens de incentivo dos pais e de amigos: “Vai dar tudo certo”, “você vai conseguir”. Para ele, essa ajuda é fundamental durante todo o processo. “Tenho descansado a mente e o corpo. Tento não me pressionar muito. Quando não consigo terminar a tarefa do dia, converso com os amigos por videochamada. Mesmo separados, conseguimos passar confiança uns aos outros”, diz.

Nas últimas duas edições, ele fez o Enem como treineiro. Aliado ao suporte da família, ele acredita que essa experiência vai ajudá-lo este ano. “Quando comecei a fazer provas e a entrar nessa rotina de vestibulares, tinha dificuldade no controle do tempo. Agora, já estou um pouco mais acostumado e acredito que farei uma boa prova.”


Dicas para a reta final

» Evite estudar mais de 12 horas por dia;
» Mantenha o sono regulado: durma ao menos oito horas por dia;
» Controle a respiração em momentos de muita agitação: faça oito inspirações e oito expirações profundas. Meditação também é uma opção;
» Aproveite o momento de isolamento para dar mais atenção à família e converse com as pessoas que te deixam feliz;
» Faça alguma atividade física;
» Use adesivos de papel ou aplicativos no celular para sintetizar as ideias mais importantes de cada conteúdo;
» Assista a filmes ou séries para descansar o corpo e a mente após finalizar os estudos.

Fontes: Luan Diego Marques e Célio da Cunha

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação