Saúde

Candidatos ao Enem devem estar atentos à alimentação; confira dicas

Saiba quais alimentos ajudam na concentração  

Caroline Cintra
postado em 10/01/2021 06:00
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Para realizar o sonho de ingressar em uma instituição de ensino superior por meio do Enem é preciso muito estudo. Alguns candidatos enfrentam longas jornadas em frente aos livros, assistindo a videoaulas e fazendo pesquisas. Com isso, acabam deixando hábitos essenciais de lado, como manter uma alimentação saudável e a rotina de exercícios físicos. Comer de forma balanceada e praticar atividade está ligado também à qualidade do sono, que, consequentemente, ajuda no aprendizado e na concentração.

A nutricionista Camila Pedroso explica que existem nutrientes essenciais para o desenvolvimento cognitivo e a manutenção do estado de alerta e da disposição. Alguns alimentos, principalmente os anti-inflamatórios naturais, ajudam a melhorar a memória e concentração, como as frutas e vegetais (leia Para saber mais).

De acordo com a especialista, não existe um tempo certo para a pausa, essa avaliação deve ser individual. “O ideal é se conhecer e saber quando está com fome. Algumas têm sinais físicos, como dor de cabeça”, explica. A dica também vale para o dia da prova. Camila reforça que, como o Enem tem longa duração, dá tempo para os estudantes fazerem lanches rápidos. O ideal é levar biscoito integral e uma fruta. “No meio da prova, não tem problema comer algo rico em açúcar e gordura, como barrinha de cereais, chocolate, que tem concentração de cacau e aumenta o estado de alerta. Eles podem ajudar a tirar a sonolência, porque a prova é extensa”, completa. Além disso, a hidratação é essencial.

Como o certame é à tarde, é preciso estar atento ao que comer na hora do almoço. Alimentos pesados podem gerar desconfortos, como mal-estar, refluxo, sudorese e má digestão. “Tudo isso vem de alimentos gordurosos, ricos em sódio, que aumenta a retenção de líquido e ainda pode resultar numa vontade de ir ao banheiro o tempo todo e até mesmo dar diarreia”, diz a nutricionista.

Corpo são


Atrelado a uma boa alimentação está o cuidado com o corpo. Tomando como referência sete dias antes da prova, o professor e coordenador de Educação Física do Sigma, Carlos Roberto Alves, orienta a diminuir a carga horária de estudos e a acrescentar tempo para exercícios físicos. Ele aconselha substituir exercícios pesados por 40 minutos de caminhada, três vezes na semana que antecede a prova.

Dois dias antes da prova, o indicado é ingerir bastante líquido, de dois a três litros diariamente. No dia que antecede o certame, o professor indica não fazer nenhum exercício físico. “É o dia de armazenar energia. Se quiser fazer uma caminhada moderada, deve ser leve e não passar de 40 minutos. Dormir bem é imprescindível. Um sono de seis a oito horas por noite”, reforça (veja Pausas).

A segunda-feira pós-prova é dia de se regenerar. Se o candidato ficou muito tenso na hora da avaliação, é o momento de descansar, para repetir a rotina e se preparar para o segundo dia de aplicação do Enem.

Moradora de Santa Maria, a estudante Ana Luísa Marques, 20 anos, conta que, devido ao estresse e à autocobrança, não consegue pausar durante os estudos para se alimentar ou se exercitar. “Agora, mais do que nunca, preciso pensar nisso”, diz. “Começo a ver videoaula às 8h e vou até ao meio-dia. Paro para o almoço, tiro um cochilo e, às 14h, retorno e vou até a hora que consigo”, conta. Ana Luísa se prepara para cursar ciências biológicas ou ambientais na Universidade de Brasília (UnB).

 
Para saber mais

Cardápio balanceado
A nutricionista Camila Pedroso afirma que frutas e verduras, de maneira geral, devem compor o cardápio de quem está se preparando para uma prova importante. Porém, há alguns alimentos dentro desses grupos que podem estimular mais a memória. “Evitar alimentação amarela, como abóbora, cenoura, alimentos que puxam para essa cor, trazem sensação de sonolência. Melhor consumir alimentos mais avermelhados, como tomate, beterraba e, principalmente, os verdes escuros, como brócolis, couve e agrião, que despertam o estado de alerta. Prato amarelo, com macarrão, feijão, batata, também tende a dar sono.”

 

Pausas necessárias

Confira o que fazer nos momentos de intervalo da prova:

Alongamento
Ao sentar na cadeira, fazer alongamento dos braços, antebraços, dedos, pescoço (para frente, trás, lados esquerdo e direito), elevação dos braços e extensão e flexão das pernas. Fazer isso sempre que sentir desconforto.

Respiração
Dar uma pausa na prova a cada 50 minutos para fazer uma respiração funda. Respirar pelo nariz e soltar pela boca cinco vezes, lentamente

Hidratação
Beber goles de água a cada oito ou 10 minutos. Não se encher de uma só vez e não esperar sentir sede para beber água.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação