ENEM

Diretor à frente do Enem morre de covid-19 poucos dias antes da prova

Carlos Roberto Pinto de Souza, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep desde agosto de 2019, morreu nesta segunda-feira (11/1) em Curitiba

EuEstudante
postado em 11/01/2021 21:09 / atualizado em 10/12/2021 17:07
Carlos Roberto Pinto de Souza foi Comandante do Centro de Comunicação e Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro -  (crédito: EB/Divulgação)
Carlos Roberto Pinto de Souza foi Comandante do Centro de Comunicação e Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro - (crédito: EB/Divulgação)

Após pedidos não atendidos de entidades estudantis e órgãos públicos pelo adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o falecimento do diretor responsável pelas equipes envolvidas no exame, a poucos dias antes do primeiro dia de aplicação de provas, acende um alerta para os riscos de se aplicar um teste durante a pandemia.

Carlos Roberto Pinto de Souza, diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde agosto de 2019, morreu na tarde desta segunda-feira (11/1) em Curitiba (PR).

Segundo apuração do jornal Folha de São Paulo, a causa da morte dele, aos 59 anos, foram complicações decorrentes da covid-19. O diretor estava se tratando da doença desde dezembro em Curitiba.

 

O Inep divulgou uma nota de pelo falecimento do diretor sem mencionar a causa da morte. Confira na íntegra:

 

“O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) manifesta profundo pesar pelo falecimento de Carlos Roberto Pinto de Souza, diretor de Avaliação da Educação Básica do órgão desde agosto de 2019. O diretor faleceu na tarde desta segunda-feira, 11 de janeiro, em Curitiba (PR).

 

Carlos Roberto tinha doutorado em Altos Estudos Militares e foi Comandante do Centro de Comunicação e Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro. À frente da Diretoria de Avaliação da Educação Básica, coordenou as equipes envolvidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), entre outros. O diretor participou ativamente da concepção do Enem Digital e do Novo Saeb, principal projeto a que se dedicava nos últimos meses.

 

A presidência do Inep, em nome de todos os seus colaboradores, agradece o trabalho desempenhado com dedicação, entusiasmo, responsabilidade e senso ético pelo diretor Carlos Roberto. Seu nome estará registrado na história do Inep.”

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação