Enem 2020

Ministro da Educação diz que as provas do Enem não serão adiadas

Milton ribeiro garantiu que foram tomados todos os cuidados de biossegurança, com o ocorreu no exame da Fuvest aplicado no último domingo

EuEstudante
postado em 12/01/2021 12:12 / atualizado em 12/01/2021 12:26
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, confirmou a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. As provas da versão impressa estão marcadas para domingo (17) e 24 de janeiro. Na versão digital, a prova ocorre em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A informação foi dada em entrevista na manhã desta terça-feira à CNN Brasil.

“Uma minoria barulhenta talvez, mas é minoria”, afirmou sobre os estudantes que pedem que o exame seja adiado. Ribeiro ressaltou medidas de segurança como a injeção de mais recursos para que mais salas fosse reservadas para a realização das provas, além de determinar a abertura dos portões mais cedo. "Queremos dar tranquilidade para você que vai fazer a prova, assim como aconteceu no domingo, em menor proporção, claro, no exame da Fuvest", disse o ministro.

“Um semestre a menos, (no caso) se a gente perder o Enem, vai atrapalhar totalmente toda a programação de acesso dos estudantes às escolas (sic) federais e às escolas públicas. Além do mais, a questão das escolas privadas que usam o Enem como material de avaliação serão prejudicadas”, defendeu.

Perguntado durante a entrevista se a morte por covid-19 do diretor responsável pelo Enem, Carlos Roberto Pinto de Souza, deveria levar a refletir sobre a cautela a ser adotada na realização das provas, o ministro lamentou a o falecimento e afirmou “que a vida continua, não podemos parar e ficar olhando para trás”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação