Enem

Guia Enem: tudo o que você precisa saber para a prova de domingo (17)

Mudança no horário de abertura dos portões, protocolos de segurança contra a covid-19 e medidas a favor de transsexuais estão entre as novidades

EuEstudante
postado em 16/01/2021 10:00
 (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)
(crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)

Cerca de 5,6 milhões de pessoas participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Impresso 2020 neste domingo (17/1). Em uma edição atípica, feita em meio a pandemia da covid-19, candidatos devem estar atentos às mudanças feitas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para evitar o contágio do novo coronavírus.

O Exame ocorre após semanas de mobilizações de secundaristas, entidades estudantis e juristas em prol do adiamento da prova, pedidos rejeitados pelo Inep. O órgão manteve as datas mas divulgou novas regras para o Exame.

Entre elas estão a mudança no horário de abertura dos portões e as obrigações dos candidatos para atender aos protocolos de segurança do Ministério da Saúde. Há também melhorias no atendimento especializado, com benefícios para transsexuais, lactantes e pessoas com deficiência.

Confira abaixo um guia com informações completas sobre o Enem 2020 Impresso.

Antes da prova

Contraiu alguma doença infectocontagiosa?
Candidatos com doenças do tipo, principalmente covid-19, devem entrar em contato com o Inep para informar a condição e comprová-la. O órgão irá reaplicar a prova para estes casos em 23 e 24 de fevereiro.

Não compareça ao exame se está com suspeita de doença infecciosa
Não compareça ao exame se está com suspeita de doença infecciosa (foto: Eu Estudante/CB Press)


No dia da prova

Planeje o dia para não perder o horário de abertura dos portões, que neste ano foi antecipado em 30 minutos. Confira tudo o que você precisa saber para o dia da prova:


Horários

  • 11h30: horário de abertura dos portões. Assim, candidatos terão 30 minutos a mais para chegar até o local, o que, no total, dará uma hora e 30 minutos para o processo de chegada, identificação e conferência de sala.

  • 13h: horário de fechamento dos portões. Esse horário é o mesmo de todos os anos e não mudou.

  • 13h30: previsão para o ínicio do dia de prova

  • 19h: previsão para o término do dia de prova


O que você precisa para entrar no local de prova
Na hora de separar os itens necessários para a seleção, não esqueça da máscara de proteção, obrigatória para ingresso no local de prova. Confira uma lista do que levar no dia do Exame:

  • Máscara: o candidato sem máscara poderá ser impedido de realizar o Exame.

  • Documento de identificação válido - RG, Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; Carteira de Registo Nacional Migratório ou Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Carteira de Trabalho.

  • Caneta de tinta preta feita em material transparente - caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos não serão permitidos na prova.

  • Álcool higienizador - álcool em gel ou líquido em borrifadores transparentes são essenciais. Especialistas aconselham o uso do álcool líquido para facilitar a limpeza das superfícies e das mãos rapidamente.

  • Lanche e água - ainda são permitidos, mas lembre de guardá-los em saquinhos transparentes para proteger os alimentos. Após comê-los, coloque a máscara imediatamente.

Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda ao candidato que leve o Cartão de Confirmação nos dias de aplicação. O motivo é que no documento há todas as informações sobre o local e a hora do Exame, além de registrar a necessidade de atendimento especializado. O Cartão está disponível na Página do Participante, no site do Enem.

Local de provas terá distanciamento e higienização
Quem for fazer a prova deve estar ciente de que precisará permanecer de máscara facial durante todo o período de permanência no local do Exame. O Inep afirma que quem não utilizar o protetor ou utilizá-lo de maneira incorreta, sem cobrir totalmente nariz e boca, sem justificativa, será eliminado da prova.

O protetor será retirado para a identificação do estudante, na sala em que o candidato fará a prova. Após a identificação, a higienização das mãos com álcool em gel é obrigatória. Além disso, o candidato poderá não fazer o uso do item ao se alimentar, durante o Exame. Nesses momentos, a instrução é manusear o objeto pelas alças.

De acordo com o Inep, cada sala da aplicação das provas terá apenas 50% da capacidade utilizada.

Fique atento às mudanças técnicas da edição 2020

  • Os horários de prova serão escritos no quadro pelo chefe de sala e apagados no decorrer da aplicação.

  • A foto do candidato, adicionada obrigatoriamente no sistema de inscrição, estará impressa na capa do Caderno de Questões ou do Cartão-Resposta. Ao receber os cadernos, verifique se a imagem se refere a você.

  • A coleta de dado biométrico do participante será feita apenas no primeiro dia de provas (17/1).

  • A cor do Caderno de Questões deve ser marcado no Cartão-Resposta.

  • A folha de rascunho estará junto ao Cartão-Resposta.

  • A assinatura do participante eliminado será realizada na ata de sala, que deve ser encaminhada à coordenação.

Inep anuncia mudanças na acessibilidade da prova
Pessoas que necessitam de atendimento especializado ou específico poderão contar com quatro novas medidas adotadas pelo órgão para deixar a experiência na prova mais confortável. Confira:

  • Participantes com cegueira, surdocegueira, baixa visão ou visão monocular poderão solicitar recurso para uso de leitor de tela.

  • Três guias-intérpretes farão atendimento ao participante surdocego.

  • Lactantes que solicitaram atendimento especializado no sistema de inscrição terão tempo adicional de 60 minutos para amamentar. É importante lembrar: a regra só é válida se a lactante levar um acompanhante no dia da aplicação.

  • Transexuais e travestis que não solicitaram ou não obtiveram o deferimento do nome social poderá escolher o banheiro que deseja utilizar no dia da aplicação.

Outra novidade se refere ao pós-prova de participantes autistas e surdocegos: a edição deste ano terá banca especial para correção das provas deste grupo. Já o participante que escrever a redação em braile terá as provas corrigidas no Sistema Braile.

Cronograma

Após o primeiro dia de provas do Enem impresso, no domingo (17/1), os candidatos que optaram por essa modalidade do Exame concluirão a seleção em 24 de janeiro. Em 31 de janeiro e 7 de fevereiro, é a vez de quem escolheu a versão digital da prova.

Há ainda a aplicação das provas para pessoas privadas de liberdade (PPL) e a reaplicação para quem não pode comparecer na versão regular, em fevereiro. Confira o cronograma completo da seleção:

  • 17/1: primeiro dia do Enem impresso
  • 24/1: segundo dia do Enem impresso
  • 31/1: primeiro dia do Enem digital
  • 7/2: segundo dia do Enem digital
  • 23/2: primeiro dia do Enem PPL e reaplicação
  • 24/2: segundo dia do Enem PPL e reaplicação
  • 29/3: resultado

 

Calendário do Enem 2020
Calendário do Enem 2020 (foto: Eu Estudante/CB Press)

Raio X do Enem 2020 Impresso

Com mais de 5,6 milhões de inscritos, o Enem impresso apresenta candidatos de perfis diversos. Veja alguns dados sobre quem participará da seleção: 


Mulheres são maioria inscrita na edição impressa 2020

Três milhões e 413 mil e 307 mulheres farão o Exame. O montante é superior em mais de um milhão ao número de homens inscritos na prova, 2 milhões e 274 mil e 90.

No Distrito Federal são 67,9 mil candidatas que farão a prova que pode garantir uma vaga no ensino superior em universidades do Brasil e em outros países. Já os inscritos do sexo masculino somam 45,2 mil pessoas.

São Paulo é o estado com maior número de inscrições e são esperados 881,9 mil candidatos do Exame nas escolas paulistas. Minas Gerais é a segunda unidade federativa com mais inscritos, com 568,5 mil candidaturas.

No total, o Enem impresso 2020 registrou 5 milhões e 687 mil inscrições. No Distrito Federal, a soma é de 113 mil e 177 candidatos.

Pessoas entre 21 a 30 anos são maioria de inscritos no Enem

Secundaristas ou recém-formados no ensino médio não são maioria dos inscritos do Enem. Dados do Inep mostram que candidatos com esse perfil que, em geral, estão na faixa etária entre 17 e 18 anos são apenas 434 mil (17 anos) e (945 mil), se caracterizando como a quinta e a segunda faixa etárias com mais candidatos.

O primeiro grupo se destaca com mais de um milhão de candidatos a mais: são candidatos entre 21 a 30 anos (1 milhão e 981 mil). A faixa etária seguinte ao primeiro grupo, de 31 a 59 anos, é a terceira com maior número de inscritos, com 896,6 mil homens e mulheres que farão o Enem.

No Distrito Federal, a tendência continua: o maior número de inscritos está com idade entre 21 e 30 anos (41,4 mil). A diferença está no segundo maior grupo, que, diferente do cenário nacional, é composto de pessoas entre 31 a 59 anos -- uma soma de 20,7 mil. Inscritos com 18 anos são 18,7 mil e com 17, são 5,8 mil.

Pardos e brancos são maioria no Exame

A maioria dos candidatos inscritos se declararam pardos, cerca de 2 milhões e 677 mil pessoas. Brancos estão em segundo maior número (1,9 mi) e pretos em terceiro (758,2 mil)

 

  • Calendário do Enem 2020
    Calendário do Enem 2020 Foto: Eu Estudante/CB Press
  • O que levar para o Enem Impresso?
    O que levar para o Enem Impresso? Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Máscara é item essencial para o Enem 2020
    Máscara é item essencial para o Enem 2020 Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Documento de identificação é item essencial para o Enem 2020
    Documento de identificação é item essencial para o Enem 2020 Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Caneta preta transparente é item essencial para o Enem 2020
    Caneta preta transparente é item essencial para o Enem 2020 Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Álcool higienizador é item essencial para o Enem 2020
    Álcool higienizador é item essencial para o Enem 2020 Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Lanches e água são itens essenciais para o Enem 2020
    Lanches e água são itens essenciais para o Enem 2020 Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Não compareça ao exame se está com suspeita de doença infecciosa
    Não compareça ao exame se está com suspeita de doença infecciosa Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Descubra as medidas de biossegurança divulgadas pelo Inep
    Descubra as medidas de biossegurança divulgadas pelo Inep Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Uso de máscaras é uma medida de biossegurança
    Uso de máscaras é uma medida de biossegurança Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Higienização de salas é uma medida de biossegurança
    Higienização de salas é uma medida de biossegurança Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Armazenamento adequado de lanches é uma medida de biossegurança
    Armazenamento adequado de lanches é uma medida de biossegurança Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Calendário do Enem 2020
    Calendário do Enem 2020 Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Ocupação parcial das salas é uma medida de biossegurança
    Ocupação parcial das salas é uma medida de biossegurança Foto: Eu Estudante/CB Press
  • O que levar para o Enem Impresso?
    O que levar para o Enem Impresso? Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Distanciamento é uma medida de biossegurança
    Distanciamento é uma medida de biossegurança Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Máscara é item essencial para o Enem 2020
    Máscara é item essencial para o Enem 2020 Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Distanciamento maior de grupos de risco é uma medida de biossegurança
    Distanciamento maior de grupos de risco é uma medida de biossegurança Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Documento de identificação é item essencial para o Enem 2020
    Documento de identificação é item essencial para o Enem 2020 Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Medidas de biossegurança
    Medidas de biossegurança Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Caneta preta transparente é item essencial para o Enem 2020
    Caneta preta transparente é item essencial para o Enem 2020 Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Capacitação da equipe é uma medida de biossegurança
    Capacitação da equipe é uma medida de biossegurança Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Álcool higienizador é item essencial para o Enem 2020
    Álcool higienizador é item essencial para o Enem 2020 Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Lanches e água são itens essenciais para o Enem 2020
    Lanches e água são itens essenciais para o Enem 2020 Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Não compareça ao exame se está com suspeita de doença infecciosa
    Não compareça ao exame se está com suspeita de doença infecciosa Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Descubra as medidas de biossegurança divulgadas pelo Inep
    Descubra as medidas de biossegurança divulgadas pelo Inep Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Uso de máscaras é uma medida de biossegurança
    Uso de máscaras é uma medida de biossegurança Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Higienização de salas é uma medida de biossegurança
    Higienização de salas é uma medida de biossegurança Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Armazenamento adequado de lanches é uma medida de biossegurança
    Armazenamento adequado de lanches é uma medida de biossegurança Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Ocupação parcial das salas é uma medida de biossegurança
    Ocupação parcial das salas é uma medida de biossegurança Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Distanciamento é uma medida de biossegurança
    Distanciamento é uma medida de biossegurança Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Distanciamento maior de grupos de risco é uma medida de biossegurança
    Distanciamento maior de grupos de risco é uma medida de biossegurança Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Medidas de biossegurança
    Medidas de biossegurança Foto: Eu Estudante/CB Press
  • Capacitação da equipe é uma medida de biossegurança
    Capacitação da equipe é uma medida de biossegurança Foto: Eu Estudante/CB Press

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação