Enem 2020

Jogadora Marta responde crítica de Bolsonaro sobre questão do Enem

Por meio das redes sociais, a atleta postou uma frase indicada como reação à fala do presidente, que afirmou que o banco de questões não reflete sua gestão

EuEstudante
postado em 19/01/2021 18:29 / atualizado em 19/01/2021 19:24
 (crédito: Martin Bernetti/AFP - 16/8/16
)
(crédito: Martin Bernetti/AFP - 16/8/16 )


Pelas redes sociais, Marta responde ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) após crítica a questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que citava a jogadora para tratar da desigualdade de gênero no esporte, escancarando a diferença salarial em comparação com o jogador Neymar. O enunciado da pergunta afirmava que, no futebol, a “desigualdade atinge seu ápice”.

A apoiadores na porta do Palácio do Planalto, o presidente afirmou que o banco de questões é de governos anteriores. “Tem questões ali ridículas ainda. Ridículas. Comparando mulher jogando futebol e homem. Por que que a Marta ganha menos que o Neymar? Não tem que ter uma comparação. O futebol feminino ainda não é uma realidade no Brasil”, observou.

Ainda na segunda-feira (19/1), por meio de publicação em sua conta pessoal de Instagram, a jogadora de futebol Marta afirmou que “uns serão lembrados como os melhores da história, já outros…”.

 

Em sua conta pessoal, a jogadora Marta ironizou em resposta ao presidente
Em sua conta pessoal, a jogadora Marta ironizou em resposta ao presidente (foto: Instagram / Reprodução)

 

A questão afirmava que Neymar e Marta são dois exemplos expoentes dessa paixão nacional. “Ela já foi eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa (sigla em inglês para Federação Internacional de Futebol). Ele conquistou o terceiro lugar na última votação na última votação para melhor do mundo”, elenca. A desigualdade era apontada pela diferença de valores de remuneração.

 

A questão e a crítica repercutiram nas redes sociais

A escolha do tema da questão foi alvo de comemoração por usuários da rede social.


A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) afirmou que o presidente Bolsonaro desdenhou de Marta.


O também deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) considerou que a crítica foi uma tentativa de tentar desviar “o foco da péssima atuação na condução da crise”.


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação