Reta final

Professores dão dicas para o segundo dia de aplicação do Enem impresso

Docentes aconselham aos alunos priorizar revisões e apostam que as provas serão mais tranquilas pela ansiedade do primeiro dia ter ficado para trás

Isabela Oliveira*
postado em 20/01/2021 18:57 / atualizado em 20/01/2021 19:19
Paulo Luiz, professor de matemática do Sigma, reforça a importância de se aprender com os erros -  (crédito: Arquivo Pessoal)
Paulo Luiz, professor de matemática do Sigma, reforça a importância de se aprender com os erros - (crédito: Arquivo Pessoal)

Nos últimos dias de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), professores de matemática e ciências da natureza recomendam que alunos revisem conteúdos e cuidem da saúde mental.

Além disso, espera-se que a carga de ansiedade diminua, pois o maior nervosismo se concentra no primeiro dia de aplicação. É no que acredita o professor de biologia do Centro Educacional Sigma Alessandro Reis.

O especialista em educação pela Universidade de Brasília (UnB) aconselha que, nos últimos dias antes do segundo dia de prova, os estudantes cuidem da parte fisiológica: se alimentem bem, bebam água e façam atividades físicas.

“Ter dormido bem no dia anterior e ter tido uma boa alimentação é essencial. Tendo em vista que eles já fizeram o primeiro dia do exame, a carga de tensão diminui”, explica o professor.

Mesmo assim, ainda existe a tensão pela prova em plena pandemia, por isso o professor dá a dica: “Que o estudante busque alguma atividade física que dê a ele prazer e bem-estar, porque permite liberar uma série de hormônios que vão favorecer a concentração dele no dia da prova”.

No próximo domingo (24/1), ocorre o segundo dia de provas do Enem que contempla 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza (física, química e biologia). 

O momento é de revisão

 

Renata Praseres é candidata ao Enem e deseja cursar pedagogia na UnB
Renata Praseres é candidata ao Enem e deseja cursar pedagogia na UnB (foto: Arquivo Pessoal)

Para Renata Praseres, 18 anos, o primeiro dia do Enem foi melhor do que esperava e tem esperança de se sair bem nas provas de ciências da natureza e matemática também. “Geralmente, a prova de matemática é a minha maior nota, então estou bem confiante. Já em ciências da natureza, eu tenho bastante dificuldade em física, por isso estou estudando os conteúdos que eu acho mais simples”, conta.

Ela concluiu o ensino médio no Centro Educacional Sigma e manteve uma rotina de estudos todas as manhãs, desde setembro do ano passado, para se preparar, porém esta semana não é o momento de aprender um conteúdo do zero. Por isso, Renata estuda por volta de três horas no período matutino para revisar o conteúdo e manter a mente tranquila.

“Não é hora de tentar aprender assunto novo, é melhor revisar o que já sabe e é isso que estou fazendo”, compartilha. “Sempre tento não me cobrar muito para não prejudicar minha saúde mental, que também é muito importante na hora da prova”, pondera a estudante que deseja cursar pedagogia na UnB.

 

Pedro César Fiorett, diretor do curso pré-vestibular do Sistema de Ensino pH
Pedro César Fiorett, diretor do curso pré-vestibular do Sistema de Ensino pH (foto: Arquivo Pessoal)

 

E para fazer uma boa revisão do conteúdo, Pedro César Fiorett, diretor do curso pré-vestibular do Sistema de Ensino pH, explica que os alunos devem tentar fazer uma simulação do Enem para estarem mais preparados.

“A melhor preparação para o aluno é refazer as provas antigas simulando a situação do Enem, dentro do quarto, sem ninguém perturbar, e usando máscara para estar mais adaptado”, pontua.


Enem gosta de interdisciplinaridade

 

Danilo Capelari, assessor pedagógico de física do Sistema Positivo de Ensino
Danilo Capelari, assessor pedagógico de física do Sistema Positivo de Ensino (foto: Arquivo Pessoal)

Danilo Capelari, assessor de física do Sistema Positivo de Ensino, observa que, de modo geral, a prova de ciências da natureza é interdisciplinar e sempre cobra conteúdos de termodinâmica e energia.

“Energia é um tema que aparece em química e biologia. E é a forma que o Enem gosta de tratar do assunto. Uma dica muito importante é fazer a leitura correta de gráficos e tabelas para não perder nenhum detalhe importante”, alerta.


Na dúvida, não chute e não perca tempo

Os professores aconselham que, em caso de questões muito difíceis ou que o candidato realmente não saiba a resposta, o melhor caminho é não chutar e tentar acertar a questão por eliminação. Isso porque a teoria de resposta ao item (TRI) sabe quando o aluno chuta uma questão.

“O chute é o último caso de falta de tempo mesmo. O aluno deve tentar resolver a prova até o fim, se concentrando nas questões fáceis que consegue responder”, explica o professor de física Danilo Capelari. “Se o aluno acertou questão difícil e errou fácil, o Enem entende que ele chutou.”

Como o tempo pode ser o principal inimigo, o candidato não deve se desgastar nas questões difíceis. Uma das estratégias, segundo o professor de matemática do Sigma Paulo Luiz, é ler a pergunta primeiro e o texto motivador da questão depois.

“O aluno não deve ficar apegado a uma questão. Ele tem que largar e, no fim da prova, voltar. Não tem muita vantagem ficar muito tempo em uma questão”, argumenta.

Para a prova de matemática, o professor recomenda que os candidatos eliminem o uso da calculadora durante os estudos e foquem em perceber onde estão errando mais e revisar esse conteúdo.


Covid-19 pode cair na prova?

Para muitos professores, a pandemia pode também não ser tema do segundo dia do Enem impresso porque as questões exigem tempo de preparo e são testadas com antecedência. Porém, para o professor Alessandro Reis, a prova de biologia é a que tem mais chances de trazer o conteúdo, caso realmente o assunto apareça.

"Biologia foi a ciência que encabeçou muito o que aconteceu neste ano de avanços e descobertas. Não necessariamente será o carro-chefe da prova, pois ela cobrará outras habilidades”, pondera o professor Alessandro Reis. Dentre essas habilidades estão sistema imunológico, ecologia, genética, microbiologia e vacinas.

Os demais professores acham difícil que o tema caia nesta segunda etapa, mas Danilo Capelari destaca temas interessantes que poderiam fazer parte da prova de física. “Poderia ser cobrada a questão dos ventiladores pulmonares, que esteve em alta, e outro ponto que ficou bem comentado é a questão da transmissão: a pessoa espirrar ou tossir. A trajetória das gotículas é algo da física”, explica.


Prepare-se mentalmente para a segunda fase

Para ajudar os candidatos ao Enem quanto à preparação mental e trazer ânimo no segundo dia de prova, a Universidade Paulista (Unip) transmitirá a live “Desistir não está entre as opções: prepare-se mentalmente para a segunda fase do Enem”. Ficou interessado? Acompanhe a transmissão nesta quinta-feira (21/1), às 21h, pelas redes sociais da Unip.

A live terá mediação da jornalista Malu Mota e a presença de Sabrina Gasparetti, doutora em psicologia escolar e do desenvolvimento humano e professora do curso de psicologia da Unip. Dentre os assuntos abordados estarão: como manter o controle emocional, maturidade para lidar com frustração e outros temas relacionados ao autoconhecimento.

*Estagiária sob a supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

 

  • Pedro César Fiorett, diretor do curso pré-vestibular do Sistema de Ensino pH
    Pedro César Fiorett, diretor do curso pré-vestibular do Sistema de Ensino pH Foto: Arquivo Pessoal
  • Danilo Capelari, assessor pedagógico de Física do Sistema Positivo de Ensino
    Danilo Capelari, assessor pedagógico de Física do Sistema Positivo de Ensino Foto: Arquivo Pessoal
  • Renata Praseres é candidata ao Enem e deseja cursar pedagogia na UnB
    Renata Praseres é candidata ao Enem e deseja cursar pedagogia na UnB Foto: Arquivo Pessoal

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