RETA FINAL

Mind Lab dá dicas para estudantes que vão fazer o Enem digital

Conseguir controlar o emocional é indispensável para obter bom desempenho em provas de vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio. Confira as dicas!

EuEstudante
postado em 26/01/2021 15:20 / atualizado em 26/01/2021 15:20
O Enem Digital 2020 é o piloto dessa nova forma de aplicação -  (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
O Enem Digital 2020 é o piloto dessa nova forma de aplicação - (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Serão aplicadas no próximo domingo (31/1) as provas do primeiro dia da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e em 23 e 24 de fevereiro será feita a reaplicação do exame. Para ajudar os alunos que vão realizar os testes, o gerente de projetos pedagógicos da Mind Lab, Thiago Zola dá algumas dicas sobre como utilizar as competências socioemocionais para melhorar o desempenho em vestibulares. Confira:

Aumente seu poder de concentração

2020 trouxe desafios como o ensino a distância, preocupação e questionamentos sobre o futuro e o distanciamento social. Por isso, talvez os candidatos tenham mais dificuldade de concentração no momento das provas. É importante investir na meditação, em exercícios de relaxamento e de respiração para retomar o foco. Há diversos aplicativos de celulares que podem direcionar estes esforços.


Acostume-se a usar a máscara por longos períodos

A obrigatoriedade do uso de máscara durante horas seguidas pode causar desconforto. Por isso, é importante se preparar. Além de adquirir um modelo que proporcione a melhor proteção, treine o uso da máscara em casa por horas a fio, tanto para estudar quanto para realizar outras atividades.

Assim, você diminui as possibilidades de incômodo. A recomendação de especialistas é que os candidatos levem duas máscaras e realizem a troca no meio do exame. Uma dica extra de médicos: se puder, traga um canudo para a garrafa d'água para que não seja necessário expor nariz e a boca durante o exame, já que é possível ingerir líquidos apenas deslocando a máscara. Depois é só ajustar a vedação e seguir fazendo a prova.

Afaste-se dos negativistas

Você pode ter aquele amigo ou parente muito gente boa, mas que seja negativista, mesmo que sem más intenções. Este é um momento em que você precisa acreditar em seu potencial. Mesmo com todo o conhecimento nos conteúdos, a baixa autoestima e a insegurança podem atrapalhar no desempenho, portanto, procure conviver com quem incentive e ajude nessa fase tão importante.

Evite aglomerações

Para algumas pessoas, aglomerações se tornaram gatilhos para ansiedade e até crise de pânico. A organização dos exames vai coibir as aglomerações em locais de prova, mas, caso você se depare com pequenos grupos, tome uma decisão: mantenha-se o mais afastado possível. Além de se proteger contra o vírus, você protege o seu emocional.

Mantenha o foco nas provas que virão

É muito provável que, passado o primeiro dia de exame, você comece a se preocupar com seu desempenho na prova anterior. Esta não é mais uma questão que está sob o seu controle, por isso, procure se concentrar em melhorar sua performance nos próximos exames.

Revise todas as dicas e analise o que você consegue trabalhar melhor em uma semana, o que realmente vai contribuir para que a segunda etapa seja ainda mais proveitosa do que a primeira.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação