Enem digital

Candidatos do Enem Digital prejudicados poderão pedir reaplicação em papel

Os participantes têm entre 8 e 12 de fevereiro para solicitar a reaplicação. Quem faria a prova, mas foi diagnosticado com covid-19 também terá nova chance

EuEstudante
postado em 01/02/2021 19:00 / atualizado em 01/02/2021 19:38
A prova será reaplicada no dia da avaliação para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL) -  (crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)
A prova será reaplicada no dia da avaliação para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL) - (crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital no domingo (31/1) e se sentiram prejudicados por incidentes logísticos durante a avaliação poderão solicitar a reaplicação da prova. O prazo para fazer o pedido vai de 8 a 12 de fevereiro.

O encaminhamento para a reaplicação não é automático. A solicitação deve ser feita por meio da página do participante, na qual o inscrito também deverá consultar o resultado.

A reaplicação do exame está marcada para 23 e 24 de fevereiro, mesma data em que se dará a aplicação para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL). As novas provas serão feitas de forma impressa, independentemente da versão em que o participante estava inscrito (impressa ou digital).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) analisará os casos individualmente para acatar ou não o pedido de reaplicação. São considerados problemas logísticos para fins de reaplicação fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior.

Entre as situações previstas estão desastres naturais, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao inscrito que solicitou uso de leitor de tela, erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador, que tenha, comprovadamente, causado prejuízo ao participante, entre outros casos.


Participantes com coronavírus também têm direito à reaplicação


Os estudantes que não participarão da prova no segundo dia de aplicação da versão digital do exame, no próximo domingo (7/2), por estarem diagnosticados com covid-19, também têm direito à reaplicação, mas precisam fazer a solicitação até as 12h de sábado (6/2) na página do participante.

Os inscritos que apresentarem sintomas na véspera (após às 12h) ou no dia da prova não deverão comparecer ao exame. Nesses casos, os participantes também poderão solicitar a reaplicação entre 8 e 12 de fevereiro, mesmo período para pedidos de participantes que se sentiram prejudicados por incidentes logísticos.

O primeiro dia de aplicação do Enem Digital ocorreu no último domingo (31/12). O Inep aplicou o Enem 2020 impresso em 17 e 24 de janeiro. As provas do primeiro dia da versão digital do exame estão disponíveis no portal do Inep, para download e consulta.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação