Reaplicação Enem

Estudante testa positivo para covid-19, mas Inep recusa pedido de reaplicação do Enem

Para Isabel Santos Alves, aluna do IFPB, "a sensação é que perdi um ano". Ela suspeita da possibilidade de infecção durante o primeiro dia do exame (17/1)

Vitórian Tito*
postado em 17/02/2021 20:36
Estudantes aprovados na reaplicação farão o Enem nos dias 23 e 24 de fevereiro. As datas estavam previamente agendadas o Enem PPL, voltado para pessoas privadas de liberdade -  (crédito: Nguyen Dang Hoang Nhu/Unsplash)
Estudantes aprovados na reaplicação farão o Enem nos dias 23 e 24 de fevereiro. As datas estavam previamente agendadas o Enem PPL, voltado para pessoas privadas de liberdade - (crédito: Nguyen Dang Hoang Nhu/Unsplash)

Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem) que enfrentaram problemas logísticos ou foram diagnosticados com covid-19 puderam solicitar a reaplicação da prova. Nesta quarta-feira (17/2), estudantes relataram nas redes sociais que alguns pedidos, mesmo justificados, foram recusados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Os resultados para a reaplicação do exame foram divulgados na última segunda-feira (15/2) na página do participante. Os locais e horários das provas para os aprovados serão divulgados na sexta-feira, também na página de acompanhamento do participante. Alunos com pedidos negados aguardam mais informações.


Negativa na solicitação representa impedimento de um sonho


Isabel Santos Alves, 18 anos, estudante do terceiro ano ensino médio do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), conta que apresentou sintomas do coronavírus no segundo dia de prova do Enem impresso (24/1). Faltou ao exame por medidas de segurança, recebeu atestado médico e seguiu a orientação de ficar em isolamento por 14 dias.


“No dia seguinte, solicitei a reaplicação na página do participante no Inep. Informei toda a minha situação e até falei que tenho um atestado médico”. Quando foi conferir o resultado, Isabel constatou que o pedido de reaplicação foi recusado.


A estudante planejava usar a nota da prova para ingressar na faculdade em 2021 no curso de publicidade e propaganda, mas agora se sente desmotivada a tentar de novo. “Com a recusa, os planos mudam bastante, a sensação é que perdi um ano. É como se todo o esforço estudando tivesse sido jogado fora”, diz.

Isabel Santos Alves, 18, natural de João Pessoa, na Paraíba, teve a reaplicação do Enem recusada, mesmo com atestado médico
Isabel Santos Alves, 18, natural de João Pessoa, na Paraíba, teve a reaplicação do Enem recusada, mesmo com atestado médico (foto: Arquivo Pessoal)

Primeiro dia de prova foi um desafio


Isabel explica que o primeiro dia de prova impressa, em 17 de janeiro, não foi uma experiência agradável. “Ficar cinco horas com uma máscara, ter que fazer a prova em meio a todo esse contexto que estamos vivendo foi muito desafiador”.


Ela pensou em optar pela versão digital, mas preferiu não arriscar em um modelo novo. A estudante afirma, ainda, que existe a possibilidade de ter contraído a doença durante o exame. “Não posso alegar que sim, mas há possibilidades. Foi um dos poucos lugares que eu saí antes de apresentar os sintomas”.


A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) visualizou a situação da aluna e pediu para que estudantes com o mesmo problema entrem em contato com a entidade. Até a última atualização, o Inep não se pronunciou.

 

*Estagiária sob a supervisão da editora Ana Sá

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação