Seleção

UnB: ingresso por meio de nota do Enem não terá 3ª chamada

Instituição afirma que não haverá tempo para chamar novos alunos antes das aulas do semestre avançarem

Eu Estudante
postado em 23/02/2021 23:01
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A Universidade de Brasília (UnB) informou que não haverá terceira chamada para o processo de ingresso por meio de nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), denominado Acesso Enem UnB. Em nota, a instituição afirma que a nova chamada não é viável pois “não haveria tempo hábil para a entrada dos alunos” antes das aulas do semestre avançarem e prejudicarem o ensino do calouro.

Em 2020, foram ofertadas 2.105 vagas em 98 cursos de graduação para ingresso no segundo semestre letivo de 2020, iniciado em 1º de fevereiro de 2021 -- o calendário está atrasado devido à suspensão de aulas no primeiro semestre do ano passo, para evitar o contágio da covid-19.

O Acesso Enem UnB é o programa próprio da universidade para receber participantes do exame. Diferente de outras universidades públicas, a UnB deixou de usar o programa governamental criado para ser ferramenta de seleção, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em julho de 2019 por alegar incompatibilidade de calendário.

Na época, a instituição afirmou que os resultados do Sisu eram divulgados perto do começo do ano letivo, o que resultava em prazo "curtíssimo" para matrícula do calouro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação