O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou, nesta quinta-feira (18), que 101.100 vagas estarão disponíveis para os candidatos que optarem pelo modelo digital da edição deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Esse formato de prova é restrito para aqueles que já se formaram no ensino médio e para aqueles que irão se formar em 2021.
Na edição anterior do Enem, 93.079 candidatos escolheram realizar o exame de forma digital, porém, no dia de realização das provas, somente 31,5% desses estudantes foram até os locais de aplicação.
Os interessados em fazer o exame nacional deverão se inscrever entre o dia 30 de junho até 14 de julho na Página do Participante, no site enem.inep.gov.br ou no app ENEM, disponível no Google Play e também na App Store.
No momento da inscrição, o participante deverá informar o seu CPF e a sua data de nascimento e selecionar a sua modalidade escolhida para a realização da avaliação, impressa ou digital. O Inep alerta que, assim que o candidato escolher o modelo de prova no qual irá realizar o Enem, ele não poderá mais realizar alteração.
A aplicação das provas impressas e digitais ocorrerão simultaneamente nos dias 21 e 28 de novembro deste ano, ao contrário da edição anterior, que teve os dois modelos aplicados em datas diferentes. Segundo os organizadores, as duas versões terão as mesmas questões, com alternativas iguais.