EDUCAÇÃO

Estudantes pernambucanas atingem nota máxima na redação do ENEM

Diário de Pernambuco
postado em 11/02/2022 22:15 / atualizado em 11/02/2022 22:19
 (crédito: Reprodução/Redes Sociais)
(crédito: Reprodução/Redes Sociais)

A facilidade com a escrita trouxe um excelente resultado para as alunas pernambucanas Giovanna Dias, 19, e Daiane Souza, 20, no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado em 2021. As estudantes atingiram nota mil na redação, maior pontuação da prova, e pretendem ingressar no curso de medicina. Giovanna e Daiane se prepararam para o Exame no mesmo curso pré-vestibular, o da professora Fernanda Pessoa.

“Eu sempre gostei de escrever, mas o meu primeiro contato com a redação 'estilo ENEM' foi no terceiro ano do Ensino Médio. No começo eu não sabia muito bem a estrutura da produção de texto para a prova, mas sempre me senti motivada para aprender ao longo do ano. Na primeira vez que eu fiz o ENEM, eu não consegui ser aprovada em medicina, então me inscrevi novamente no cursinho pré-vestibular ”, afirmou Giovanna.

Com o tema Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil', Giovanna Dias precisou somar o conhecimento em história, economia e sociologia à sua escrita
Com o tema Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil', Giovanna Dias precisou somar o conhecimento em história, economia e sociologia à sua escrita (foto: Cortesia)

Com o tema ‘Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil', Giovanna Dias precisou somar o conhecimento em história, economia e sociologia à sua escrita.

“Na minha redação eu não utilizei dados específicos com relação ao tema, mas quando li o texto de apoio consegui pensar em muitos assuntos que eu poderia relacionar. Eu trouxe uma abordagem histórica com relação ao pertencimento. Na introdução, falei sobre os retirantes, através da obra de Candido Portinari. Mencionei a relação da emissão da certidão de nascimento com o sentimento de pertencimento entre os brasileiros, citando o historiador Caio Prado Júnior. No segundo desenvolvimento, comentei sobre o perfil da educação brasileira, que tem como objetivo formar a população voltada para a mão de obra e não foca na formação do cidadão como indivíduo. Nesse aspecto, eu associei ao pensamento do economista José Murilo de Carvalho. Também trouxe um dado sobre desigualdade, que apontou o Brasil como o nono país mais desigual do mundo. Por fim, mencionei o sociólogo Florestan Fernandes, que diz que um país sério não sujeitaria o seu povo a uma condição precária de cidadania", contou a estudante.

A limoeirense Daiane Souza sempre foi apaixonada pela escrita, mas revelou a importância de buscar conteúdo em diferentes áreas para conquistar um bom resultado no Exame. Aluna bolsista do curso da professora Fernanda Pessoa, Daiane contou que a vontade de aprender sempre foi a sua motivação.

“Eu sempre tive vontade de aprender redação, então quando eu entrei no Ensino Médio eu fui focada na tentativa de aprender da melhor forma. No ano passado fiz o curso online de redação. Eu assistia às aulas com muita atenção e tentava escrever entre um ou dois textos por semana. Inicialmente fiquei surpresa com o tema da redação porque não era uma aposta minha, mas eu trouxe os conhecimentos de outras áreas que teriam relação com o assunto abordado. Essa é a minha terceira tentativa de ingressar no curso de medicina”, afirmou.

A limoeirense Daiane Souza sempre foi apaixonada pela escrita, mas revelou a importância de buscar conteúdo em diferentes áreas para conquistar um bom resultado no Exame
A limoeirense Daiane Souza sempre foi apaixonada pela escrita, mas revelou a importância de buscar conteúdo em diferentes áreas para conquistar um bom resultado no Exame (foto: Cortesia)

Com preparações pouco distintas entre si, Giovanna e Daiane ressaltam a importância do conhecimento de temáticas diversas para uma boa construção textual e da disciplina na hora do estudo.

“Escrever sempre foi uma atividade prazerosa para mim, mas eu não comecei tirando notas altas. Eu sempre tive vontade de melhorar. Acredito que o primeiro passo é acreditar no nosso potencial, buscar melhorar, analisar as competências da redação do ENEM e procurar ajuda dos professores”, revelou Daiane.

“É muito importante aproveitar as aulas dos professores de outras disciplinas para somar conhecimento. Se você gosta de um tema de história, filosofia, economia ou geografia, por exemplo, isso pode te ajudar a construir um texto bem elaborado”, aconselhou Giovanna.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação