ARTES

Papel social da arte deve ser cobrado no Enem

A diversidade de linguagens artísticas deve ser considerada na hora da revisão. Além disso, o centenário da Semana de Arte Moderna pode ser lembrado pelo exame

Letícia Mouhamad*
postado em 06/11/2022 06:01
 (crédito: Letícia Mouhamad)
(crédito: Letícia Mouhamad)

O conteúdo de artes, no Enem, pode ser bastante amplo, devido à quantidade de linguagens artísticas estudadas, como o teatro, as artes visuais, a música e a dança. Vale lembrar que a prova não cobra exatamente sempre os mesmos conteúdos, que variam segundo as competências e as habilidades presentes em sua matriz.

De toda forma, pensando em artes visuais, conforme alerta o professor da disciplina no colégio Sigma Cézar Romerito, é válido revisar questões que envolvam a história da arte e seu contexto social e filosófico, no sentido de entender sua contribuição para discussões e reflexões ligadas aos problemas sociais. “Aliás, esse tópico pode ser considerado em qualquer uma das artes”, pondera o professor.

Ademais, neste ano, comemora-se o centenário da Semana de Arte Moderna, tema recorrente no exame e que, agora, torna-se mais relevante ainda. Em complemento, na música, gêneros como a música popular, o choro, o samba e o tropicalismo podem ser cobrados, não apenas em seu caráter técnico, mas, mais ainda, em seu papel na tarefa de olhar o mundo de maneira mais crítica.

Já no que tange ao teatro, compreender os elementos da sua linguagem é fundamental, dado que todas as artes são formas de comunicação e expressão. Dessa forma, é possível pensar no que caracteriza a estrutura formal de um texto dramático, encenado por atores no palco. Além disso, é importante saber diferenciar um texto dramático do épico e do lírico.

“Bato na tecla de que é preciso atentar-se ao papel social, econômico e filosófico da arte, considerando-a como geradora de um pensamento crítico. No geral, as questões envolvem muita interpretação de texto, inclusive de imagens, nas quais se deve compreender o seu contexto”, finaliza.

Projetos criativos

Trabalhar com projetos que envolvam criatividade é um dos objetivos do estudante Lucas Balduíno, 17 anos, que pretende cursar design na Universidade de Brasília (UnB). O gosto pelas artes veio cedo, quando aprendeu a desenhar, ainda no quinto ano. A partir daí, não parou mais e, hoje, sempre que produz uma nova ilustração, gosta de compartilhar com os amigos.

Nesse ínterim, a disciplina de artes é motivo de inspiração para suas criações. “É muito satisfatório conseguir sentir o que um artista quis passar com sua obra”, comenta. Isso se dá, especialmente, pelas análises de obras feitas em sala de aula que, atreladas ao conteúdo de história da arte, são fontes constantes de interesse.

Curiosamente, o jovem chegou a considerar entrar para a graduação em engenharia mecânica, bastante diferente da atua opção. Tal possibilidade se deu devido à habilidade que tem nas disciplinas de exatas, as quais também tem interesse. De toda maneira, seja no design, seja na engenharia, o aluno sabe que pode contar com o apoio da família, sua grande incentivadora.

Foi com a irmã, inclusive, que começou a fazer as provas do Enem, em 2019, como treineiro, algo positivo, segundo ele, já que possui conhecimentos de sobra a respeito do funcionamento do exame. Entre os métodos de estudo que mais utiliza está a produção de resumos dos conteúdos aprendidos e a resolução de exercícios.

Mesmo sentindo-se confiante quanto aos resultados da seleção, Lucas confessa estar ansioso, visto que deseja ser aprovado de primeira no curso almejado. Para a semana anterior ao teste, pretende revisar alguns assuntos, mas sem excessos. O objetivo principal é conseguir relaxar para fazer uma boa prova.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação