ENEM 2022

Ambulantes faturam em frente aos locais de prova do Enem

Canetas, águas, salgadinhos e doces estão entre os itens vendidos por ambulantes, que aproveitaram o primeiro dia de aplicação da prova para incrementar a renda

Ana Maria Pol
postado em 13/11/2022 14:37 / atualizado em 13/11/2022 14:54
 (crédito: Bárbara Cabral/CB)
(crédito: Bárbara Cabral/CB)

Canetas, águas, salgadinhos, doces e até churrasquinho: os estudantes que chegam nos locais de prova para realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encontram de tudo um pouco. Isso porque os ambulantes aproveitaram o primeiro dia de aplicação da prova para incrementar a renda. No Centro Universitário de Brasília, cerca de 15 barraquinhas se reúnem em frente aos portões.

A vendedora Rosikelly Flor, 33 anos, é uma das brasilienses que decidiram sair de casa neste domingo (13/11), para arrecadar um extra. Ela conta que vende, nos dias de aplicação do Enem, há cerca de 15 anos. “Comecei com um neném de um ano e hoje, ele já tá com 14 anos. Já já faz a prova também”, diz. Apesar dos anos de experiência, ela conta que as vendas não são altas. “Os estudantes do Enem vêm mais preparados, a maioria já trás água, caneta, então a gente pega mais os esquecidos mesmo”, cita.

Cozinheira de mão cheia, a vendedora Zenilda Correia, 62, acumula pessoas em busca de almoço na sua barraquinha. Ela conta que vende em dias de concursos públicos e em aplicações de provas do Enem já tem doze anos e reitera a constatação da vendedora Rosikelly: o movimento não é tão intenso. “A gente pega algumas pessoas, mas é relativo. Ainda que o retorno não seja tão grande, a gente trabalha e vive disso aqui, então qualquer coisa que entra ajuda nas contas do mês”, pontua.

Enem 2022

No DF, 61.242 estudantes devem realizar a prova impressa, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dos 63.700 candidatos do DF, 2.458 mil farão o teste na versão digital. O Enem será dividido em provas que acontecerão em dois dias distintos. Os participantes devem chegar ao local da prova com antecedência, pois os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). O que muda entre os dois dias é o tempo de duração da prova.

Confira abaixo:

»Primeiro dia: 13 de novembro

O candidato responde a 90 questões objetivas, sendo 45 questões das disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 questões das disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação dissertativa-argumentativa.

»Início da prova: 13h30.

»Horário de saída sem o caderno: Após às 15h30.

»Horário de saída com o caderno: Após às 18h30.

»Horário de término da 1ª prova: às 19h.

» Segundo dia: 20 de novembro

No segundo dia de exame, os participantes terão cinco horas para responderem as questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, com início da aplicação às 13h30 e término às 18h30.

»Início da prova: 13h30.

»Horário de saída sem o caderno: Após às 15h30.

»Horário de saída com o caderno: Após às 18h.

»Horário de término da 2ª prova: às 18h30.

Confira o especial do Correio sobre o Enem neste link.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação