redação do Enem

Redação da reaplicação do Enem tem como tema a insegurança alimentar no Brasil

Nesta quarta-feira (11) serão aplicadas provas com questões de ciências da natureza e suas tecnologias, bem como de matemática e suas tecnologias

*Eu Estudante
postado em 10/01/2023 19:25 / atualizado em 11/01/2023 12:13
 (crédito:  Marcello Casal Jr/Ag..ncia Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/Ag..ncia Brasil)

O tema da redação da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também para a avaliação destinada à Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2022 foi “Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil”. A prova foi aplicada nesta terça-feira (10) e abrangia questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Ao todo, foram cinco horas e trinta minutos de aplicação, no horário de Brasília. O segundo dia da reaplicação será nesta quarta-feira (11), com questões de ciências da natureza e suas tecnologias, bem como de matemática e suas tecnologias.

As redações serão avaliadas de acordo com cinco competências, sendo que a nota pode chegar a mil pontos. Por conseguinte, o candidato poderá zerar a redação se não respeitar alguns critérios, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Vale salientar, que as redações deverão ser dissertativas-argumentativas, ou seja, as ideias defendidas precisam estar embasadas por explicações fundamentadas e por argumentações sobre o assunto. Para isso, é apresentada uma situação-problema, além de textos motivadores, a partir dos quais os conceitos devem ser desenvolvidos, em até 30 linhas.

De acordo com os parâmetros estabelecidos e monitorados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final. Os profissionais selecionados para a correção atendem a critérios de formação, como graduação em letras e linguística, e formação continuada, com exigência mínima de mestrado para as funções de supervisor e subcoordenador. Além disso, é exigida experiência comprovada em coordenação de correção de produção textual em avaliação educacional, exames ou concursos.

No segundo dia, os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h. Os participantes começarão as provas às 13h30 e terão até as 19h para concluir, no tempo regular. Aqueles que solicitaram tempo adicional e tiveram os pedidos aprovados terão uma hora a mais de prova.

Os candidatos deverão responder a prova com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Os participantes que solicitaram atendimento especializado para transtorno do espectro autista e que tiveram o pedido aprovado pelo Inep poderão utilizar caneta fabricada em material transparente com tinta colorida, para uso exclusivo em marcações em seu Caderno de Questões. O Cartão-Resposta desses participantes deve ser preenchido com caneta de tinta preta.

Além disso, durante a aplicação do exame não será permitido o uso de qualquer objeto eletrônico. O participante deverá guardar esses materiais, desligados, no envelope porta-objetos, antes de entrar na sala de prova. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do estudante no local de provas.

 

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação