semiextensivo

Curso Enem Gratuito lança novas turmas nesta segunda-feira-feira (5/6)

Curso semiextensivo projeta 4 milhões de inscritos no exame neste ano, oferecendo reforço em demandas específicas por região

Eu Estudante
postado em 02/06/2023 20:20
 (crédito: Art Silveira/Divulgação)
(crédito: Art Silveira/Divulgação)

Nesta segunda-feira (5), começam as inscrições para o Enem 2023 e o curso Enem Gratuito também lança turmas do semiextensivo. Para se inscrever no programa gratuito de estudos, basta acessar o site. Segundo levantamento realizado pela Hoper Educação — consultoria especializada em análise de mercado e tendências do Ensino Superior —, os números consolidados apontam para um crescimento de 20% no número de participantes no Enem 2023.

A projeção é de que, os inscritos devem ultrapassar 4 milhões, contras 3,4 milhões no ano passado. A consultoria utilizou como referência o fato de que em 2023 o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) atendeu a 2,4 milhões de pedidos de isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio, contra 2 milhões no ano de 2022. Essa mesma lógica permite projetar um Enem 2023 acima de 4 milhões de inscritos.

Com essa análise, e a tendência de mais participantes em 2023, o curso Enem Gratuito criou novas séries, uma delas específica para Redação Enem Começando do Zero, e trilhas com temas regionais que também caem no Enem, como a Revolução Farroupilha, comemorada em setembro; a Independência da Bahia, comemorada em 9 de julho; e a Revolução Constitucionalista de 1932.

“Se por um lado, encontramos um número crescente de interessados na inclusão social pela educação, por outro, nosso desafio duplica porque temos o papel de aumentar a chance de um melhor desempenho para os alunos de escolas públicas no Enem. Com uma boa nota eles conseguem entrar nos cursos mais disputados, conseguem vagas pelo Prouni e acessam os maiores descontos nas Instituições particulares. E esse é o nosso propósito”, afirma o coordenador do Curso Enem Gratuito e Doutor em Ciências Humanas, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), João Vianney.

Ele conta que cerca de 90% dos alunos do Curso Enem Gratuito são oriundos da rede pública, e podem tentar melhorar o desempenho ao estudar sem custos em um curso que abarca todo o conteúdo das provas objetivas, além da redação.

Crescimento da plataforma gratuita

O número de usuários no primeiro quadrimestre na plataforma gratuita da rede Enem saltou de quase 900 mil (2022) para mais de 1 milhão (2023). Um aumento de 23% na base. Assim, o curso deve crescer de 2,97 milhões de usuários em 2022 para mais de 3,5 milhões até o final do ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação