ENSINO MÉDIO

Lula exalta educação em recado a candidatos do Enem: "Gente bem formada"

As provas do Enem começam a ser aplicadas neste domingo (5/11). O presidente orienta que os candidatos mantenham a tranquilidade na véspera do exame

Francisco Artur
postado em 04/11/2023 15:50 / atualizado em 04/11/2023 15:50
Lula usou o Instagram para enviar mensagens de calma e tranquilidade aos candidatos do Enem -  (crédito: Reprodução/Instagram/Ricardo Stuckert )
Lula usou o Instagram para enviar mensagens de calma e tranquilidade aos candidatos do Enem - (crédito: Reprodução/Instagram/Ricardo Stuckert )
int(12)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu calma e tranquilidade aos candidatos que prestarão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (5/11). Lula usou a conta oficial no Instagram para transmitir a mensagem.

Na publicação, ele aparece com uma jaca na mão, dá características desta fruta tipicamente brasileira e passa a orientar os candidatos para o exame. "Vocês precisam, hoje, se preparar e não deixar que nada abale o sistema psicológico. Então, não brigue com sua mãe, seu pai, sua irmã, o irmão. Hoje é dia de tranquilidade e de estudar o que falta estudar porque amanhã você precisa chegar no horário”, disse Lula.

Neste domingo, os portões do Enem abrem meio-dia e fecham às 13h. Os testes do primeiro dia do Enem abrangem as áreas de linguagens, ciências humanas e redação.

No vídeo, a oportunidade de os candidatos prestarem o Enem é avaliada como uma possibilidade de o Brasil formar pessoas competentes. "O Brasil precisa muito de gente competente, bem formada e somente a educação é capaz de garantir isso", argumentou.

O segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio está previsto para 12 de novembro. Nesta aplicação, será a vez das questões de matemática e ciências da natureza, que englobam questões de química, física e biologia.

Transporte e segurança reforçados

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, o Distrito Federal tem 72.982 inscritos.

O Metrô-DF informa que tanto neste domingo (5/11) quanto no próximo (12/11), quando será aplicado o segundo dia de prova, que o horário de funcionamento será estendido em uma hora, funcionando das das 7h às 20h. Haverá embarque e desembarque em todas as estações.

Já a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informa que as linhas de ônibus que circulam próximas aos locais de aplicação do Enem terão reforço de viagens neste e no próximo domingo (12/11). O aumento de viagens será para atender aos estudantes que vão prestar o exame, principalmente nos horários de início e término das provas.

Segundo a Semob, foi encaminhada às operadoras a lista com os 136 locais de prova no DF, determinando atenção especial para os horários de início e término da prova.

A Polícia Militar (PMDF) vai reforçar o policiamento perto dos locais de prova antes e depois da aplicação. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão em alerta para prestar socorro, caso necessário.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação