Educação

Enem 2023: MEC e Inep antecipam gabarito oficial para terça-feira

Anúncio foi feito pelo ministro Camilo Santana neste domingo (12/11), em coletiva para apresentar o balanço sobre o segundo dia de provas do exame

Victor Correia
postado em 12/11/2023 21:11
MEC e Inep adiantaram em dez dias a divulgação do gabarito oficial, que poderá ser acessado na próxima terça-feira (14/11) a partir das 19h -  (crédito:  Luis Nova/CB)
MEC e Inep adiantaram em dez dias a divulgação do gabarito oficial, que poderá ser acessado na próxima terça-feira (14/11) a partir das 19h - (crédito: Luis Nova/CB)
int(5)

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciaram neste domingo (12/11) que a divulgação do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será adiantada para terça-feira (14), por volta das 19h. O gabarito é relativo aos dois dias de exames.

A data original para a divulgação era de 24 de novembro. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva para divulgar o balanço do segundo dia de provas, na sede do Inep, em Brasília. O resultado oficial do Enem, contudo, só será publicado em 16 de janeiro do ano que vem.

O presidente do Inep, Manuel Palácios, comentou ainda que uma das questões da prova de hoje foi anulada. "Houve uma questão anulada porque ela já foi utilizada em uma avaliação de 2010. Infelizmente, isso implica em um item a menos na avaliação da matemática", afirmou. O item foi utilizado em uma prova aplicada a pessoas privadas de liberdade, e foi o único anulado, até o momento, do exame atual.

Para fortalecer a elaboração das provas, o governo federal lançará, em janeiro do ano que vem, um edital para contratar elaboradores das questões do banco de itens do Enem, usadas na confecção das provas. Uma outra questão foi apontada como repetida de um exame da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em 2003, mas Palácios descartou anular a pergunta e disse que há apenas "semelhanças" entre os itens.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação